quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Provas Públicas no Politécnico de Viseu

Decorreram na Sala de Actos da Presidência do Instituto Superior Politécnico de Viseu as provas públicas ao concurso, aberto na Área Científica da Enfermagem na Comunidade, para preenchimento de uma vaga de Professor Coordenador na Escola Superior de Saúde do ISPV.


Suzana Maria Fernandes Serrano André apresentou durante três dias a dissertação na área do concurso, o currículo científico e pedagógico e uma lição que foram apreciadas e discutidas pelo Júri presidido por João Pedro Barros, presidente do Politécnico de Viseu.
Este júri era, ainda, constituído pelos vogais Lídia do Rosário Cabral, professora-coordenadora da ESSV, Carlos Manuel Figueiredo Pereira, professor-coordenador da ESSV e Maria Zita Rodrigues Alves, professora-coordenadora da ESS de Bragança.


A dissertação apresentada intitula-se “Determinantes na qualidade de vida na mulher mastectomizada” e tem como objectivos a avaliação do nível de qualidade de vida destas mulheres e a análise do modo como os determinantes sócio-demográficos, clínicos e psicossociais influenciam a qualidade de vida das mesmas.
“Processo, planeamento de Saúde” assim se denomina a lição apresentada ao concurso de provas públicas pela Docente que teve como destinatários os alunos do tema o Diagnóstico da Situação da disciplina Enfermagem na Comunidade III do 4.º Ano do Curso de Licenciatura de Enfermagem.


Suzana Maria Fernandes Serrano André, docente da Escola Superior de Saúde de Viseu, com a categoria de Professor Adjunto, do estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico, é natural de Luanda (Angola), reside em Viseu e afirma que “escolher ser enfermeira foi um desafio” e que o fez “porque permitia dar algo da nossa vida aos outros, ajudando-os a viver, restituindo-lhes a vida ou ainda permitir às pessoas viver a sua própria morte serenamente”.



Etiquetas: , , , ,

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Encontro de Enfermagem de Saúde materna e obstétrica/ginecológica

LAPE - Laboratório de Avaliação e Prescrição do Exercício

A Área Científica de Educação Física é responsável pelo Laboratório de Avaliação e Prescrição do Exercício (LAPE).
Após a primeira fase de instalação temos os seguintes equipamentos:

- Um Tapete Rolante com sistema de controlo da Frequência Cardíaca Polar, interface série RS-232, com testes pré-programados (Bruce, UKK, Cooper, Conconi, Ellestad, Naughton, entre outros) e espaços de memória livres para protocolos a definir pelo utilizador.

- Um Fotómetro Miniaturizado (Dr. Lang) para análise de Álcool, colesterol, RBC, Glucose, Hemoglobina, Hematócrito, Lactato e Triglicéridos em sangue total, e análise de HDL/LDL e Ácido Úrico em soro/plasma.

- Uma Pasta Antropométrica.

- Um Monitor de Frequência Cardíaca com interface PC e software.

Estamos assim preparados para fazer avaliação e prescrição do exercício com base no controlo da Frequência Cardíaca e Ácido Láctico.

Os interessados podem contactar a Área Científica de Educação Física para se marcarem os testes.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Casaram há um ano no IPV

in revista Casamentos, ed. do Jornal do Centro de 23 de Fevereiro de 2007

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Estamos perto...

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Maiores de 23 anos

As condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior têm novos capítulos, desde o ano lectivo anterior. A Lei de Bases do Sistema Educativo consagra o direito ao acesso ao ensino superior a indivíduos que, não estando habilitados com um curso secundário ou equivalente, façam prova, especialmente adequada, de capacidade para a sua frequência.
A Lei atribui a cada uma das instituições a responsabilidade pela selecção dos alunos adultos, privilegiando como critério a experiência profissional dos candidatos.

As Escolas do ISPV iniciaram a recepção das candidaturas, para a realização das Provas de Admissão para maiores de 23 anos, no dia 12 de Fevereiro e prolongar-se-á até 23 do mesmo mês.Escola Superior de Educação (Viseu e Pólo de Lamego), Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego são as unidades orgânicas do Politécnico de Viseu que abrem as portas a todos que aspiram a uma valorização académica.
Os interessados têm de apresentar o currículo no acto da candidatura.

Etiquetas:

domingo, fevereiro 18, 2007

Alunos da escola de Jugueiros







Etiquetas: ,

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

politécnico tv - destaques

> actualidade

:: "O amor anda no ar" e, como manda a tradição, oferecem-se flores;
:: Os alunos e a restante comunidade académica do Politécnico de Viseu podem agora adquirir computadores portáteis a preços mais reduzidos.

Ver televisão em Viseu em www.ipv.pt/vtv
_________________________________

Etiquetas: ,

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Dia de São Valentim

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

EXPOTEC - Tecnologias e Inovação, Viseu 2007

de 2 a 6 de Maio - Multiusos

É um lugar comum reprovar as formas arcaicas de produção ou de gestão nas empresas enquanto, simultaneamente, se enaltecem as virtudes da utilização de novas tecnologias ou de novos processos, seja na actividade produtiva, no contacto com o cliente ou na gestão em geral. Na nossa Região, o tecido empresarial tem acompanhado, umas vezes mais activamente outras menos, a evolução que vai surgindo em cada um dos sectores de actividade.
Por outro lado, novos empresários da Região, em novos sectores, têm evidenciado o seu dinamismo e a sua vontade de acompanhar o que de mais inovador se vai fazendo pelo Pais e pelo Mundo.
Consciente destes novos tempos em que tudo parece estar a ser permanentemente posto em causa, a AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu, em colaboração com a ESTV/ISPV - Escola Superior de Tecnologia do Instituto Superior Politécnico de Viseu e a Expovis – Promoção e Eventos, lda, , entendeu lançar uma iniciativa que ponha em evidência o carácter inovador associado à actividade empresarial da Região - a EXPOTEC, Tecnologias e Inovação Viseu 2007 Pretendemos com esta mostra, atingir dois objectivos:

Que seja uma montra da investigação e do desenvolvimento tecnológico que são realizados na Região;
Procurar incentivar a motivação pelo estímulo da curiosidade científica dos nossos jovens.

Para atingirmos estes objectivos, a EXPOTEC será constituída por 3 componentes principais:
Mostra da investigação e desenvolvimento tecnológico das empresas e das instituições de ensino superior da Região;
Exposição interactiva nos domínios científica e tecnológico dedicado aos mais jovens

Conferências relacionadas com o tema da EXPOTEC
Para que a EXPOTEC, consiga cumprir estes objectivos, é necessária a participação das empresas, escolas, instituições que queiram mostrar o que de melhor têm em termos inovadores e tecnológicos.

Como tal, convidamos V. Exa a participar nesta mostra, e divulgar junto de potenciais expositores que porventura possa conhecer
A participação é gratuita e sujeita ao cumprimento do regulamento, devendo para tal preencher uma ficha de inscrição e enviá-la para a AIRV.

Etiquetas: , , , , ,

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Instituto Politécnico de Viseu estabelece protocolo com empresas

A parceria entre o Instituto e cinco empresas da área da tecnologia vai permitir a aquisição de material informático com condições especiais. Os protocolos entre instituições de Ensino Superior e empresas ou Centros de Investigação são cada vez mais frequentes.

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai cooperar com a ACER Computer Ibérica, SAL, Fujitsu Siemens, LG Electronics e Konica Minolta. O protocolo foi assinado ontem, às 15 horas, na Sala do Conselho Geral da Presidência do ISPV.

A parceria, que pretende fomentar o uso de computadores portáteis com ligação sem fios à rede e-U, vai criar condições especiais a alunos, docentes e funcionários do Instituto na compra dos equipamentos informáticos.

Os acordos entre as instituições de Ensino Superior e as empresas são cada vez mais frequentes.



texto de Ana Oliveira in Canal UP
fotos Joel Soares (ISPV)

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Exposição de pintura e assemblages desperta viseenses

Inaugurada no passado dia 1 de Fevereiro de 2007, a Exposição “Objectos de uma passagem” patente no Foyer da Aula Magna do Politécnico de Viseu está a despertar grande atenção por parte do público viseense.

Esta mostra de pintura e assemblages de ZéNeto demarca-se pela sua qualidade e originalidade, com que o artista explora diversos planos de realidade e chega a uma estética da natureza muito sui generis.

A pintura de ZéNeto capta a atenção, também, pela diversidade dos materiais e mescla das tintas que se fundem em texturas múltiplas .

ZéNeto tem na sua obra a intenção de representar, em suporte, o seu livre pensamento.

Esta exposição, com aplicações de objectos belos convida a uma interacção e pode ser vista durante o mês de Fevereiro no Politécnico de Viseu.

A não perder.

Reportagem em Politécnico TV



Etiquetas: ,

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O Ensino Superior em Lamego, que futuro?

O Ensino Superior Politécnico em Lamego deu os primeiros passos em 1987 com a criação do Pólo Educacional de Lamego, da Escola Superior de Educação de Viseu.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGL) entrou em funcionamento em 2000/2001. Apesar do esforço dos responsáveis educacionais para manter o nível de qualidade de ensino, certo é que, as instalações continuam provisórias e assiste-se à falta de equipamentos de apoio social aos alunos.
A criação de um Campus Politécnico em Lamego já mereceu o interesse das diferentes instituições, directa e indirectamente ligadas à questão do Ensino Superior no concelho. No caso do Pólo Educacional as instalações são provisórias, e apesar das obras de requalificação da antiga Escola do Magistério Primário, a ESTGL já atingiu o seu limite máximo de ocupação.
Segundo Antas de Barros, presidente do Instituto Politécnico (IPV), “o maior problema de Lamego coloca-se ao nível das instalações, nomeadamente, no âmbito dos serviços sociais”, tais como cantina, residência de estudantes e laboratórios. No entanto, este responsável adiantou que “o instituto e autarquia desenvolvem esforços para procurar soluções”, frisando que o Ensino Superior em Lamego é penalizado pelo facto de “as instalações serem curtas para os alunos que desejam aqui prosseguir os estudos”, referindo ainda “os cursos mais penalizados são os que exigem laboratórios”. A título de exemplo, a ESTGL conheceu um crescimento exponencial, passando de 61 alunos, à data do seu arranque, para os actuais 625. Um movimento estudantil que ‘esbarra’ nas falta de salas de aulas, obrigando mesmo aos alunos de Serviço Social terem aulas no Pólo Educacional.
Ainda assim, e perante este quadro, Antas de Barros assume que “não está nos nossos horizontes encerrar, a não ser que se verificassem cumulativamente uma série de situações difíceis de perceber à distância”.
Câmara apoia o ensino superior.
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, garantiu que “há todo o interesse em desenvolver o ensino superior”, nomeadamente a constituição de um Campus Politécnico, para o qual a autarquia se assume como parceira. “Temos previstos terrenos para a construção de raiz ou a remodelação de um edifício” - não revelou a sua localização - ainda que “tudo dependerá da disponibilidade do governo e do IPV”. O autarca acredita que o concelho tem capacidade de atracção, em especial de estudantes, nomeadamente com a construção de equipamentos culturais e desportivos, “muito importantes quer para a fixação da população, quer para os movimentos estudantis”.
A história do ensino superior em Lamego
O Pólo Educacional de Lamego da Escola Superior de Educação de Viseu nasceu em 1987 no edifício da Escola do Magistério Primário. Mais tarde foi transferido para a Urbanização da Ortigosa (junto ao Pingo Doce). A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego entrou em funcionamento no ano lectivo de 2000/2001. Vocacionada para a formação inicial em domínios científicos que mais directamente possam intervir na actividade dos sectores económico-produtivos da sua área de abrangência, procura desenvolver áreas relacionadas com a gestão, contabilidade, turismo, informática, telecomunicações e área social. A ESTGL é uma Unidade Orgânica do Instituto Politécnico de Viseu com órgãos próprios autónomos, designadamente Director, Conselho Científico, Pedagógico e Consultivo.

in Jornal Lamego Hoje
www.lamegohoje.com

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Assinatura de Protocolos

No próximo dia 6 de Fevereiro de 2007, pelas 15:00h, vai ter lugar na Sala do Conselho Geral da Presidência do Instituto Superior Politécnico de Viseu a assinatura do protocolo de cooperação entre o Politécnico de Viseu e as seguintes empresas: ACER Computer Ibérica, SAL; FUJITSU SIEMENS; LG ELECTRONICS E KONICA MINOLTA.

O presente protocolo insere-se no desenvolvimento do Instituto Superior Politécnico de Viseu, entidade prestigiada do Ensino Superior, que se assume como um parceiro importante no desenvolvimento regional e nacional.
Estas empresas no âmbito da sua acção no mercado, procuram através dos Protocolos com as Instituições de Ensino Superior, estabelecer parcerias que beneficiem as partes intervenientes, criando condições especiais que respondem melhor às necessidades do meio académico fomentando o uso de computadores portáteis, com ligação sem fios à rede E-U.

O Protocolo permite a criação de oportunidades especiais para a compra de computadores portáteis a preços privilegiados em relação ao mercado. São beneficiários destas condições especiais a Comunidade do Instituto Superior Politécnico de Viseu, nomeadamente todos os alunos, todo o pessoal docente, não docente e dirigente do ISPV.

Etiquetas:

Site Meter