sexta-feira, fevereiro 02, 2007

O Ensino Superior em Lamego, que futuro?

O Ensino Superior Politécnico em Lamego deu os primeiros passos em 1987 com a criação do Pólo Educacional de Lamego, da Escola Superior de Educação de Viseu.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGL) entrou em funcionamento em 2000/2001. Apesar do esforço dos responsáveis educacionais para manter o nível de qualidade de ensino, certo é que, as instalações continuam provisórias e assiste-se à falta de equipamentos de apoio social aos alunos.
A criação de um Campus Politécnico em Lamego já mereceu o interesse das diferentes instituições, directa e indirectamente ligadas à questão do Ensino Superior no concelho. No caso do Pólo Educacional as instalações são provisórias, e apesar das obras de requalificação da antiga Escola do Magistério Primário, a ESTGL já atingiu o seu limite máximo de ocupação.
Segundo Antas de Barros, presidente do Instituto Politécnico (IPV), “o maior problema de Lamego coloca-se ao nível das instalações, nomeadamente, no âmbito dos serviços sociais”, tais como cantina, residência de estudantes e laboratórios. No entanto, este responsável adiantou que “o instituto e autarquia desenvolvem esforços para procurar soluções”, frisando que o Ensino Superior em Lamego é penalizado pelo facto de “as instalações serem curtas para os alunos que desejam aqui prosseguir os estudos”, referindo ainda “os cursos mais penalizados são os que exigem laboratórios”. A título de exemplo, a ESTGL conheceu um crescimento exponencial, passando de 61 alunos, à data do seu arranque, para os actuais 625. Um movimento estudantil que ‘esbarra’ nas falta de salas de aulas, obrigando mesmo aos alunos de Serviço Social terem aulas no Pólo Educacional.
Ainda assim, e perante este quadro, Antas de Barros assume que “não está nos nossos horizontes encerrar, a não ser que se verificassem cumulativamente uma série de situações difíceis de perceber à distância”.
Câmara apoia o ensino superior.
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, garantiu que “há todo o interesse em desenvolver o ensino superior”, nomeadamente a constituição de um Campus Politécnico, para o qual a autarquia se assume como parceira. “Temos previstos terrenos para a construção de raiz ou a remodelação de um edifício” - não revelou a sua localização - ainda que “tudo dependerá da disponibilidade do governo e do IPV”. O autarca acredita que o concelho tem capacidade de atracção, em especial de estudantes, nomeadamente com a construção de equipamentos culturais e desportivos, “muito importantes quer para a fixação da população, quer para os movimentos estudantis”.
A história do ensino superior em Lamego
O Pólo Educacional de Lamego da Escola Superior de Educação de Viseu nasceu em 1987 no edifício da Escola do Magistério Primário. Mais tarde foi transferido para a Urbanização da Ortigosa (junto ao Pingo Doce). A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego entrou em funcionamento no ano lectivo de 2000/2001. Vocacionada para a formação inicial em domínios científicos que mais directamente possam intervir na actividade dos sectores económico-produtivos da sua área de abrangência, procura desenvolver áreas relacionadas com a gestão, contabilidade, turismo, informática, telecomunicações e área social. A ESTGL é uma Unidade Orgânica do Instituto Politécnico de Viseu com órgãos próprios autónomos, designadamente Director, Conselho Científico, Pedagógico e Consultivo.

in Jornal Lamego Hoje
www.lamegohoje.com

Etiquetas: , , ,

Site Meter