sexta-feira, julho 27, 2007

Politécnico TV



:. actualidade .:

:: Quatro estudantes do Ensino Secundário frequentaram o programa Ciência Viva no Verão 2007.

Ver Televisão em Viseu em www.ipv.pt/vtv

Etiquetas: ,

terça-feira, julho 24, 2007

Futuros alunos





Sítio de internet tem como objectivo apresentar a Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV), a nossa oferta formativa e os recursos ao teu dispôr.
Vais ficar também a conhecer um pouco da Cidade de Viseu para que nos opssas visitar um dia. A Escola Superior de Tecnologia do Instituto Superior Politécnico de Viseu, unidade orgânica do Instituto Superior Politécnico de Viseu homologada pelo Decreto-Lei n.º 46/85, de 22 Novembro, tem por objectivo formar, a nível superior, técnicos qualificados em sectores carenciados da sua área de influência e promover actividades de investigação e desenvolvimento, visando a ligação entre o ensino superior e as organizações, como forma de contribuir para o desenvolvimento da Região e do País.
A Escola Superior de Tecnologia de Viseu tem actualmente mais de 3000 alunos inscritos em 12 cursos nas áreas de Gestão, Turismo e Engenharias.

Etiquetas: ,

quinta-feira, julho 19, 2007

Portal Académico da ESTV


Entra em funcionamento o portal académico da ESTV, permitindo o acesso a serviços como consulta e lançamento de pautas por parte dos docentes, consulta de historial académico, inscrições a exames, pedido de emolumentos, pagamento de propinas, consulta de Referências Multibanco, por parte dos alunos.
Este portal reune um conjunto de serviços integrados de gestão académica, tanto para alunos, docentes e funcioários. Os alunos podem consultar a sua situação académica, bem como efectuar inscrição em exames, proceder a pedido de emolumentos, pagamento de propinas, consultar referências multibanco efectuando o pagamento confortavelmente através de multibanco sem haver necessidade de se deslocar aos académicos académicos presencialmente, consultar conteúdos na plataforma de e-Learning integrada, consultar e actualizar a sia informação pessoal. Os docentes podem efectuar a consulta e lançamento de pautas, inserir conteúdos na plataforma de e-Learning, bem como consultar e actualizar à sua informação pessoal.

quarta-feira, julho 18, 2007

“CÁLCULO FINANCEIRO – TEORIA E PRÁTICA”

Obra de ROGÉRIO MATIAS, Docente do
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
lançada a 2ª edição de


“CÁLCULO FINANCEIRO –
TEORIA E PRÁTICA”

Acaba de ser lançada a 2ª edição da obra “Cálculo Financeiro – Teoria e Prática”, da autoria de Rogério Matias, docente da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu.

Depois do assinalável êxito alcançado pela 1ª edição, que esgotou em cerca de dois anos, a nova versão, revista e melhorada, surge com um grafismo mais apelativo e atraente e é acompanhada de um CD-ROM com diverso material complementar e de apoio.

A obra continua a contar com uma página de suporte na Internet
(http://www.calculofinanceiro.com/), igualmente renovada e ampliada em termos de conteúdos e funcionalidades, de entre as quais se destacam os Fóruns e a Tertúlia (atendimento online).


PRINCIPAIS NOVIDADES DA 2ª EDIÇÃO

Apesar de ter mantido a estrutura geral da obra, dado o assinalável êxito conseguido com a 1ª edição, o autor procedeu a uma revisão geral da mesma, tendo incorporado nesta nova edição algumas alterações, das quais se salientam as seguintes:

- Melhoria e aprofundamento da apresentação das matérias, em especial dos três capítulos iniciais e, destes, em particular do Cap. 3 – Equivalência de Capitais, enriquecido com novos temas e novos exemplos. Especial atenção foi dada à compreensão e elaboração das equações de equivalência;
- Inclusão de Exercícios de Aplicação Propostos no Cap. 1 – Introdução e no Anexo I – Conceitos Fundamentais de Matemática e Alguns Exemplos de Aplicação ao Cálculo Financeiro, ficando assim disponíveis Exercícios Propostos ao longo de toda a obra;
- Inclusão de referência, sempre que pertinente, a legislação recente;
- Inclusão de um índice remissivo, facilitando a pesquisa de termos e conceitos;
- Melhoria geral ao nível do grafismo, procurando tornar a obra mais apelativa e a leitura mais atraente, realçando-se os aspectos mais importantes referidos em cada página.
- Inclusão de um CD-ROM com diverso material complementar (resumo da matéria em Microsoft Powerpoint® - cerca de 150 diapositivos, legislação relevante, utilitários diversos, guias rápidos de utilização de calculadoras financeiras, alguns exemplos do livro resolvidos em Microsoft Excel®, entre outros)

ALGUNS ASPECTOS-CHAVE
- 1ª edição esgotada em cerca de dois anos
- Estatísticas relativas à página de apoio na Internet (Set/2004 a Dez/2006)
. 125.000 páginas consultadas (média diária: aprox. 140 páginas)
.8GB de informação descarregada (ficheiros de acesso livre disponibilizados na página)
. Páginas mais visitadas: Remissões, Downloads, Fórum e Tertúlia (atendimento online), esta sobretudo em épocas de avaliações (frequências e exames)
. Origem dos acessos: Portugal (65%), Brasil (20%), PALOPs (10%), outros (5%)
- Esclarecimento de dúvidas pela Internet (Fóruns e Tertúlia – Atendimento online)


FICHA TÉCNICA
Título: Cálculo Financeiro – Teoria e Prática (2ª edição)
Autor: Rogério Matias
Nº de páginas: 785
ISBN: 978-972-592-210-1
Editora: Escolar Editora
Página de apoio na Internet:
www.calculofinanceiro.com

EXCERTOS DO PREFÁCIO À 2ª EDIÇÃO
“Os temas são tratados simultaneamente com rigor científico e pedagógico”.
“O aluno que consulta esta obra tem o benefício de um instrumento de estudo de grande utilidade, em boa parte devido à abordagem utilizada, colocando sempre a tónica na compreensão dos conceitos e não na utilização de fórmulas”.
“A obra foi adoptada como manual de referência em muitas Universidades e Politécnicos, não apenas em Portugal, e em muitos cursos onde os temas de gestão ou financeiros são uma componente forte do currículo”.
“A página de apoio na Internet, com um elevado número de acessos, não só de Portugal, mas também do Brasil e de PALOPs, demonstra o interesse da obra para os estudantes de cálculo financeiro e a importância da existência de obras em português. A disponibilização de diversos conteúdos de livre acesso e o facto de o autor se disponibilizar a responder a dúvidas colocadas, quer offline, através dos Fóruns existentes, quer online, através da Tertúlia, são mais-valias que certamente muito têm contribuído para esse elevado número de acessos”.

Professor Doutor João Borges de Assunção
Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais
Universidade Católica Portuguesa

Etiquetas: , , ,

Ciência Viva no Verão 2007

A Escola Superior Agrária de Viseu, através do programa Biologia no Verão 2007 da Ciência Viva, irá desenvolver em Setembro 3 acções, nomeadamente:

Arbutus do Demo – Um Oásis no Deserto…
Data: 08 de Setembro, às 09h00
Ponto de Encontro: Parque Botânico – Arbutus do Demo
Localidade: Vila Nova de Paiva
Inscrição prévia: Sim
Descrição: Visita a um parque botânico integrado na rede de jardins do sudoeste europeu, projecto de recuperação de um antigo viveiro da JAE. As descrições botânicas serão aliadas com as descrições paisagísticas de Aquilino Ribeiro, que na sua obra – Geografia Sentimental – descreve o viveiro como um “oásis no deserto…”.

Parque do Fontelo – Caminho para a Biodiversidade
Data: 15 de Setembro, às 09h00
Ponto de Encontro: Portão do Parque, junto do pavilhão gimnodesportivo
Localidade: Viseu
Duração: 4h
Inscrição prévia: Sim
Descrição: Percurso de interpretação do Parque do Fontelo, destacando as funções ecológicas e as condições de habitat que oferece a diversidade de árvores e arbustos que nele se encontram. Um conjunto de árvores e arbustos será alvo de uma atenção especial.


As Energias Renováveis no contexto das alterações climáticas
Data: 15 de Setembro, às 14h30
Ponto de Encontro: Campus do Instituto Politécnico de Viseu – Serviços Centrais
Localidade: Viseu
Inscrição prévia: Sim
Descrição: Consciencializar e divulgar a utilização de energia proveniente de fontes renováveis é da maior oportunidade. Pretende-se abordar as questões teóricas complementando com demonstração da produção de estilha e briquettes para utilização com fins energéticos.


As inscrições para as acções podem ser feitas on-line na página da Ciência Viva através do link: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/biologia/bio2007/index.asp?accao=showactivdistrito&id_distrito=20 ou através do número azul 808 200 205

Etiquetas: ,

terça-feira, julho 17, 2007

Cursos ESSV

Cursos ESTGL

Cursos ESAV

Cursos ESTV

Novos cursos na ESEV

Site Meter