quarta-feira, julho 18, 2007

“CÁLCULO FINANCEIRO – TEORIA E PRÁTICA”

Obra de ROGÉRIO MATIAS, Docente do
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
lançada a 2ª edição de


“CÁLCULO FINANCEIRO –
TEORIA E PRÁTICA”

Acaba de ser lançada a 2ª edição da obra “Cálculo Financeiro – Teoria e Prática”, da autoria de Rogério Matias, docente da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu.

Depois do assinalável êxito alcançado pela 1ª edição, que esgotou em cerca de dois anos, a nova versão, revista e melhorada, surge com um grafismo mais apelativo e atraente e é acompanhada de um CD-ROM com diverso material complementar e de apoio.

A obra continua a contar com uma página de suporte na Internet
(http://www.calculofinanceiro.com/), igualmente renovada e ampliada em termos de conteúdos e funcionalidades, de entre as quais se destacam os Fóruns e a Tertúlia (atendimento online).


PRINCIPAIS NOVIDADES DA 2ª EDIÇÃO

Apesar de ter mantido a estrutura geral da obra, dado o assinalável êxito conseguido com a 1ª edição, o autor procedeu a uma revisão geral da mesma, tendo incorporado nesta nova edição algumas alterações, das quais se salientam as seguintes:

- Melhoria e aprofundamento da apresentação das matérias, em especial dos três capítulos iniciais e, destes, em particular do Cap. 3 – Equivalência de Capitais, enriquecido com novos temas e novos exemplos. Especial atenção foi dada à compreensão e elaboração das equações de equivalência;
- Inclusão de Exercícios de Aplicação Propostos no Cap. 1 – Introdução e no Anexo I – Conceitos Fundamentais de Matemática e Alguns Exemplos de Aplicação ao Cálculo Financeiro, ficando assim disponíveis Exercícios Propostos ao longo de toda a obra;
- Inclusão de referência, sempre que pertinente, a legislação recente;
- Inclusão de um índice remissivo, facilitando a pesquisa de termos e conceitos;
- Melhoria geral ao nível do grafismo, procurando tornar a obra mais apelativa e a leitura mais atraente, realçando-se os aspectos mais importantes referidos em cada página.
- Inclusão de um CD-ROM com diverso material complementar (resumo da matéria em Microsoft Powerpoint® - cerca de 150 diapositivos, legislação relevante, utilitários diversos, guias rápidos de utilização de calculadoras financeiras, alguns exemplos do livro resolvidos em Microsoft Excel®, entre outros)

ALGUNS ASPECTOS-CHAVE
- 1ª edição esgotada em cerca de dois anos
- Estatísticas relativas à página de apoio na Internet (Set/2004 a Dez/2006)
. 125.000 páginas consultadas (média diária: aprox. 140 páginas)
.8GB de informação descarregada (ficheiros de acesso livre disponibilizados na página)
. Páginas mais visitadas: Remissões, Downloads, Fórum e Tertúlia (atendimento online), esta sobretudo em épocas de avaliações (frequências e exames)
. Origem dos acessos: Portugal (65%), Brasil (20%), PALOPs (10%), outros (5%)
- Esclarecimento de dúvidas pela Internet (Fóruns e Tertúlia – Atendimento online)


FICHA TÉCNICA
Título: Cálculo Financeiro – Teoria e Prática (2ª edição)
Autor: Rogério Matias
Nº de páginas: 785
ISBN: 978-972-592-210-1
Editora: Escolar Editora
Página de apoio na Internet:
www.calculofinanceiro.com

EXCERTOS DO PREFÁCIO À 2ª EDIÇÃO
“Os temas são tratados simultaneamente com rigor científico e pedagógico”.
“O aluno que consulta esta obra tem o benefício de um instrumento de estudo de grande utilidade, em boa parte devido à abordagem utilizada, colocando sempre a tónica na compreensão dos conceitos e não na utilização de fórmulas”.
“A obra foi adoptada como manual de referência em muitas Universidades e Politécnicos, não apenas em Portugal, e em muitos cursos onde os temas de gestão ou financeiros são uma componente forte do currículo”.
“A página de apoio na Internet, com um elevado número de acessos, não só de Portugal, mas também do Brasil e de PALOPs, demonstra o interesse da obra para os estudantes de cálculo financeiro e a importância da existência de obras em português. A disponibilização de diversos conteúdos de livre acesso e o facto de o autor se disponibilizar a responder a dúvidas colocadas, quer offline, através dos Fóruns existentes, quer online, através da Tertúlia, são mais-valias que certamente muito têm contribuído para esse elevado número de acessos”.

Professor Doutor João Borges de Assunção
Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais
Universidade Católica Portuguesa

Etiquetas: , , ,

Site Meter