quinta-feira, janeiro 17, 2008

SADE

Foi no seio do departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, que, em 1997, surge por convergência de paixões, a ideia de fundar a SADE. A congeminação teve início pelos corredores da Escola Superior de Tecnologia, e muitos foram os sonhos que aos poucos foram sendo postos no papel. Criar uma secção que levasse a Astronomia e a Escola às pessoas, as de dentro e sobretudo as de fora, uma nova faceta do departamento que tivesse como limite as fronteiras do próprio Universo.

Tempo depois, eis a novíssima estrela do departamento, a Secção de Astronomia, Divulgação e Estudo (que agora aparece na sua versão online ). Foram reunidas as maiores mentes do planeta e arredores por forma a escolherem o nome que encerrasse em si mesmo o verdadeiro significado e objectivos deste grupo de pessoas com uma paixão comum - a Astronomia!

Com a preciosa ajuda do departamento, a SADE compra o seu primeiro material, o seu segundo material, o seu terceiro ... E com a dedicação e empenho dos que a formaram ganha corpo e massa crítica para brilhar. Continua a brilhar com pretensões além fronteiras, sempre sem deixar esmorecer o entusiasmo, rigor e profissionalismo que a caracterizam.

Venha conhecer algumas das acções que fizemos nos últimos anos...
Se tem sugestões ou gostaria de saber mais sobre nós, quem somos, quem fomos e quem gostaríamos de ser aqui vai o nosso contacto:

Secção de Astronomia, Divulgação e Estudo (SADE)
Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial
Escola Superior de Tecnologia de Viseu
Instituto Politécnico de Viseu.
Contactos: tel. 232480545
morada: Escola Superior de Tecnologia de Viseu
Campus Politécnico de Repeses,
DEMGi,
SADE,
3504-510 Viseu.

Etiquetas: , ,

Conferência sobre "Cirurgia Laparoscópica"

Assembleia-Estatutária do ISPV

Decorreram no Foyer da Aula Magna do edifício dos Serviços Centrais e da Presidência do Instituto Superior Politécnico de Viseu as eleições para a constituição da Assembleia Estatutária do Politécnico de Viseu.
Os resultados apurados foram os seguintes:

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 15, 2008

Mestrado Executivo em Gestão


Mestrado Executivo em Gestão

. Especialização em Finanças
. Especialização em Marketing


A Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV) vai implementar, em parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), um curso de Mestrado Executivo em Gestão com especialização em Finanças ou Marketing.
. Introdução

Em Março de 2000, o Conselho Europeu, através da chamada Estratégia de Lisboa, definiu para a Europa um desígnio estratégico ambicioso: "tornar-se na economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo, capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social".

A implementação na Europa da Declaração de Bolonha procura ser um dos pilares fundamentais ao cumprimento daquele desígnio.

Bolonha remete, claramente, para um novo paradigma de formação. A promoção da aprendizagem ao longo da vida constitui um dos eixos centrais em que assenta a Declaração. Neste âmbito, a formação deve entender-se como um projecto para as várias etapas da vida, o que remete para a necessidade de combinar actividade profissional e formação.

E isto porque, num mundo de dinâmicas tão densas e rápidas como o actual, o conhecimento é, cada vez mais, um factor crítico e determinante da produtividade e competitividade. Mais do que nunca as organizações necessitam de recursos humanos dotados de competências diversas: capacidade de iniciativa empresarial, espírito criativo e de risco, visão estratégica e sistémica, abertura a novos métodos de gestão, capacidade de antecipação de tendências e de promoção da mudança, propensão à utilização de novas tecnologias, predisposição à aprendizagem e actualização constante de conhecimentos, etc. Para disporem delas, as empresas terão de procurar os indivíduos com perfil e características adequadas, numa primeira fase, e, posteriormente, de uma forma sistemática, disponibilizar, encorajar e motivar os seus efectivos para a valorização e enriquecimento contínuos de conhecimento. Atentas a estas realidades, as Escolas deverão ser capazes de disponibilizar soluções de formação capazes de responder a estas preocupações.

É nesta perspectiva que se enquadra esta iniciativa de realização de um curso de Mestrado Executivo em Gestão (com especialização em Finanças e em Marketing), a implementar pela ESTV em parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE.

Recuperando uma ligação, frutuosa, de alguns anos com uma instituição muito prestigiada e prestigiante como é o ISCTE, nomeadamente em matéria de formação pós-graduada no domínio da Gestão, o Departamento de Gestão procura, desta forma, trazer para a Escola (e para a região) uma solução de formação que procura desenvolver as competências da gestão empresarial, nomeadamente junto de quadros das empresas.

mais informações consultar DGESTV

Etiquetas: , , , ,

Provas Públicas no Politécnico de Viseu

Decorreram, esta segunda-feira e terça-feira, na Sala de Actos do edifício dos Serviços Centrais e da Presidência do Instituto Superior Politécnico de Viseu as Provas Públicas para preenchimento de uma vaga de professor-coordenador da carreira do pessoal docente do ensino superior politécnico, do quadro de pessoal da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, integrada no Instituto Superior Politécnico de Viseu, para o Grupo disciplinar de Matemática.

Fernando Baltazar Moreira Duarte, Docente da ESTV, apresentou a lição intitulada “Métodos numéricos para equações diferenciais ordinárias” enquanto Mário Júlio Pereira Bessa da Costa, Docente da ESTGOH, a lição: “Estudo qualitativo de Equações Diferenciais aplicado a Teorias de Guerra e à Biologia” que foram apreciadas e discutidas pelo Júri presidido por João Pedro Barros, presidente do Politécnico de Viseu.
Este júri era, ainda, constituído pelos vogais Maria de Lurdes Sousa, José António Tenreiro Machado e Maria do Céu Lopes.

Os dois candidatos, portadores de excelentes currículos, apresentaram provas de grande qualidade como foi apreciado e reconhecido pelo Júri, mais um sinal da grande evolução cientifica e pedagógica do Instituto Superior Politécnico de Viseu.
Provas Públicas na Sala de Actos do ISPV

Júri

Fernando Duarte

Mário Bessa

Etiquetas: , ,

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Debate - novos estatutos


Realiza-se na próxima quinta feira, dia 10 de Janeiro, pelas 17h30m no Pequeno Auditório dos Serviços Centrais do ISPV um debate entre as listas para a eleição dos representantes dos professores de carreira e de outros titulares do grau de doutor em regime integral para a Assembleia Estatutária do ISPV.
Esta iniciativa, surge na sequência de outras, para reflexão dos novos Estatutos do ISPV promovidas por um grupo de docentes, em que foram convidados todos os “cabeças-de-lista”, ou um seu representante.
Para além dos eleitores, convidam-se todos os funcionários do IPV a estarem presentes.

O contributo de todos está disponível no blogue:
http://novosestatutosipv.blogspot.com
(Acesso restrito a funcionários do IPV, a password foi enviada oportunamente.)

Etiquetas: ,

Site Meter