Mestrado Executivo em Gestão
Mestrado Executivo em Gestão
. Especialização em Finanças
. Especialização em Marketing
. Especialização em Finanças
. Especialização em Marketing
A Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV) vai implementar, em parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), um curso de Mestrado Executivo em Gestão com especialização em Finanças ou Marketing.
. Introdução
Em Março de 2000, o Conselho Europeu, através da chamada Estratégia de Lisboa, definiu para a Europa um desígnio estratégico ambicioso: "tornar-se na economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo, capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social".
A implementação na Europa da Declaração de Bolonha procura ser um dos pilares fundamentais ao cumprimento daquele desígnio.
Bolonha remete, claramente, para um novo paradigma de formação. A promoção da aprendizagem ao longo da vida constitui um dos eixos centrais em que assenta a Declaração. Neste âmbito, a formação deve entender-se como um projecto para as várias etapas da vida, o que remete para a necessidade de combinar actividade profissional e formação.
E isto porque, num mundo de dinâmicas tão densas e rápidas como o actual, o conhecimento é, cada vez mais, um factor crítico e determinante da produtividade e competitividade. Mais do que nunca as organizações necessitam de recursos humanos dotados de competências diversas: capacidade de iniciativa empresarial, espírito criativo e de risco, visão estratégica e sistémica, abertura a novos métodos de gestão, capacidade de antecipação de tendências e de promoção da mudança, propensão à utilização de novas tecnologias, predisposição à aprendizagem e actualização constante de conhecimentos, etc. Para disporem delas, as empresas terão de procurar os indivíduos com perfil e características adequadas, numa primeira fase, e, posteriormente, de uma forma sistemática, disponibilizar, encorajar e motivar os seus efectivos para a valorização e enriquecimento contínuos de conhecimento. Atentas a estas realidades, as Escolas deverão ser capazes de disponibilizar soluções de formação capazes de responder a estas preocupações.
É nesta perspectiva que se enquadra esta iniciativa de realização de um curso de Mestrado Executivo em Gestão (com especialização em Finanças e em Marketing), a implementar pela ESTV em parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE.
Recuperando uma ligação, frutuosa, de alguns anos com uma instituição muito prestigiada e prestigiante como é o ISCTE, nomeadamente em matéria de formação pós-graduada no domínio da Gestão, o Departamento de Gestão procura, desta forma, trazer para a Escola (e para a região) uma solução de formação que procura desenvolver as competências da gestão empresarial, nomeadamente junto de quadros das empresas.
Em Março de 2000, o Conselho Europeu, através da chamada Estratégia de Lisboa, definiu para a Europa um desígnio estratégico ambicioso: "tornar-se na economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo, capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social".
A implementação na Europa da Declaração de Bolonha procura ser um dos pilares fundamentais ao cumprimento daquele desígnio.
Bolonha remete, claramente, para um novo paradigma de formação. A promoção da aprendizagem ao longo da vida constitui um dos eixos centrais em que assenta a Declaração. Neste âmbito, a formação deve entender-se como um projecto para as várias etapas da vida, o que remete para a necessidade de combinar actividade profissional e formação.
E isto porque, num mundo de dinâmicas tão densas e rápidas como o actual, o conhecimento é, cada vez mais, um factor crítico e determinante da produtividade e competitividade. Mais do que nunca as organizações necessitam de recursos humanos dotados de competências diversas: capacidade de iniciativa empresarial, espírito criativo e de risco, visão estratégica e sistémica, abertura a novos métodos de gestão, capacidade de antecipação de tendências e de promoção da mudança, propensão à utilização de novas tecnologias, predisposição à aprendizagem e actualização constante de conhecimentos, etc. Para disporem delas, as empresas terão de procurar os indivíduos com perfil e características adequadas, numa primeira fase, e, posteriormente, de uma forma sistemática, disponibilizar, encorajar e motivar os seus efectivos para a valorização e enriquecimento contínuos de conhecimento. Atentas a estas realidades, as Escolas deverão ser capazes de disponibilizar soluções de formação capazes de responder a estas preocupações.
É nesta perspectiva que se enquadra esta iniciativa de realização de um curso de Mestrado Executivo em Gestão (com especialização em Finanças e em Marketing), a implementar pela ESTV em parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE.
Recuperando uma ligação, frutuosa, de alguns anos com uma instituição muito prestigiada e prestigiante como é o ISCTE, nomeadamente em matéria de formação pós-graduada no domínio da Gestão, o Departamento de Gestão procura, desta forma, trazer para a Escola (e para a região) uma solução de formação que procura desenvolver as competências da gestão empresarial, nomeadamente junto de quadros das empresas.
mais informações consultar DGESTV
Etiquetas: Departamento de Gestão, escola superior de tecnologia, Finanças, Marketing, Mestrado
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home