quarta-feira, novembro 15, 2006

Estúdios de televisão

Único na região, o estúdio de TV montado no final de Fevereiro de 2004, foi alvo de uma requalificação no âmbito da acústica. Esta estrutura abrange uma superfície total de 112 metros quadrados subdividida em dois espaços distintos mas complementares: régie e área de captação de imagem/som.

A régie constitui o "centro nervoso" de todos os equipamentos instalados, pois a ela confluem as informações audiovisuais provenientes do estúdio ou do exterior. É aqui que estão localizados os controlos remotos das câmaras, os conversores de sinais, geradores de caracteres, bem como leitores/gravadores áudio e vídeo; ajusta-se e monitoriza-se a iluminação, realiza-se a edição de som e de imagem.

Ocupando 72 metros quadrados, o espaço dedicado à captação audiovisual (o estúdio propriamente dito) possui um sistema de iluminação com 16 projectores, três câmaras de vídeo, uma delas com teleponto, diversos tipos de microfones, uma cortina de croma-key1 e sistemas de intercomunicação e de visualização. Foi esta área animada por um conjunto de intervenções com o objectivo de insonorizar o local, tornando-o praticamente imune aos sons do exterior, e, ao mesmo tempo, optimizar a sua acústica interior.

A conclusão destes projectos permitiram melhorar significativamente as condições técnicas do Estúdio de Televisão dos Serviços Centrais, uma estrutura que se deseja não só ao serviço das unidades orgânicas do ISPV e da população académica mas também da comunidade local. A região merece-o.




Etiquetas: ,

Site Meter