quinta-feira, agosto 17, 2006

Programa Intensivo “A ALMA DA EUROPA”

Este ano, o “IP – The Soul of Europe” (Programa Intensivo – A Alma da Europa) decorreu na Christelijke Hogeschool, na cidade de Ede, na Holanda.
Participaram neste programa estudantes e docentes de diversas instituições europeias de formação de professores dos seguintes países: Holanda (país organizador), Áustria, Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Grécia, Hungria, Irlanda, Noruega e Portugal.
A Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Viseu enviou duas alunas do 3.º ano do curso de Licenciatura em Ensino Básico Básico – 1.º Ciclo: a Cátia Aguiar e a Ângela Dias (na foto).

Este Programa Intensivo, denominado “A Alma da Europa”, tem como objectivos fundamentais:
- Tomar conhecimento do lugar da religião e da função das visões do mundo nas diferentes culturas europeias, no presente e no passado;
- Adquirir uma visão acerca do modo como a religião é ensinada em diversos países europeus e como é praticado esse ensino;
- Adquirir “skills” interculturais no relacionamento com dimensões culturais e religiosas no seio do contexto europeu;
- Desenvolver uma atitude profissional intercultural no diálogo e na cooperação com os participantes no projecto de diferentes países e culturas da Europa.
Durante estas duas semanas, a Cátia e a Ângela participaram activamente nas actividades desenvolvidas no âmbito do programa, integradas nos grupos internacionais, trocando experiências e conhecimentos, contribuindo para uma melhor compreensão da multifacetada cultura europeia e estabelecendo saudáveis relações de amizade e convívio.
Desta sua experiência, no âmbito do Programa Erasmus, diz a Ângela:
- “Quando cheguei à Holanda, estava bastante entusiasmada, mas também com receio do que poderia encontrar, principalmente porque não tínhamos um professor que nos pudesse orientar.
A primeira semana foi um pouco difícil, ainda não estava bem ambientada e integrada no grupo. No entanto, a segunda semana passou a correr... Já estava completamente à vontade com as colegas dos outros países, assim como com a língua... tive pena que o IP acabasse logo na altura em que estava realmente a gostar...”
Por sua vez, a Cátia relata:
- “No início foi um pouco complicada a nossa integração, pois encontrávamo-nos num país estranho e sem ninguém que nos pudesse orientar. Mas quando finalmente nos inserimos no espírito do IP Soul of Europe, tudo correu pelo melhor. Foi uma experiência bastante enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional, foi uma participação única e que aconselho a quem tiver oportunidade de o fazer...”

Fernando Amaro – Coordenador Científico do Projecto – ESEV

famaro@esev.ipv.pt
Site Meter