sexta-feira, agosto 11, 2006

2.º Seminário Futebol “Da Formação ao Rendimento – A Arte do Saber Ganhar”

Com mais de duzentos participantes, a Área Científica de Educação Física da Escola Superior de Educação levou a efeito, na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu, a realização do 2.º Seminário Futebol “Da Formação ao Rendimento – A Arte do Saber Ganhar”, a cuja sessão de abertura presidiu o Prof. Doutor João Pedro Antas de Barros – Presidente do ISPV, Prof.ª Doutora Maria Teresa Oliveira – Vice-Presidente da ESEV, Doutor José Alberto – Presidente da Associação de Futebol de Viseu e Dr. José Guilherme – Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viseu.
Tratando-se de uma acção formativa para todos os que se interessam pelo treino dos jovens desportistas na especialidade de futebol, a iniciativa/organização partiu dos alunos que frequentam a disciplina de Opção Desportos Colectivos-Futebol, do curso de Professores de Educação Física (4.º ano da licenciatura) e do respectivo docente Prof. Idalino Almeida, pretendendo ser uma continuidade do primeiro Seminário que se realizou em 13 de Maio de 2003 com idênticos propósitos de formação.
Na altura, como agora, realce-se todo o apoio do Conselho Directivo da ESEV e da Presidência do Instituto Politécnico sem o qual não teria sido possível obter o sucesso desejado que, conforme constava do respectivo programa, tinha como objectivo promover o debate e reflexão de investigadores e técnicos desportivos em torno da área da formação em Futebol: um espaço, um tempo, um contexto de formação e rendimento do atleta que é pretendido formar. A formação necessita de ser uma aposta credível de todos aqueles que se interessam verdadeiramente pelo desenvolvimento do Futebol, não bastando recorrer a essa ideia como retórica de discursos inflamados.

Com este seminário, a Área Científica de Educação Física da ESEV pretendeu proporcionar um espaço de diálogo e conhecimento da pluralidade dos processos, conteúdos e práticas de ensino e treino do Futebol, tendo em vista um salto qualitativo da formação, com consequente reflexo no rendimento e melhoria do Futebol regional e nacional.
Daí que a qualidade dos prelectores convidados tenha abarcado aspectos de índole tão científica como empírica, de modo a que pudesse satisfazer a diversidade do grande número de presentes que muito participaram nos debates que se sucederam às comunicações apresentadas. Destas salientamos as comunicações feitas por José Guilherme Oliveira (Prof. FCDEF e treinador dos juniores do FC Porto) sobre “Periodização e Operacionalização da Organização do Jogo de Equipa”, Luís Norton de Matos (treinador do Vitória de Guimarães) sobre “As razões do Sucesso/Modelo de Jogo”, Luís Freitas Lobo (Cronista de “A Bola”) que abordou “A Evolução da Táctica/Mecanização e Liberdade dos Princípios de Jogo” e José Carlos Leitão (Psicólogo do Desporto na UTAD), que dissertou sobre “Quem joga são os jogadores”.
O Seminário terminou com a realização de um painel/debate sobre “Futebol Jovem – Formar para Ganhar”, no qual participou o Treinador da Selecção Nacional de Futebol Sub-17, Prof. Edgar Borges, que muito contribuiu para o enriquecimento de todos os participantes.
De salientar que a maioria dos participantes no seminário eram estudantes da FCDEF da Universidade do Porto e da UTAD, o que, conjuntamente com os muitos técnicos de clubes da região e estudantes da ESEV, comprova o crescente interesse pelas temáticas abordadas e importância do certame realizado.

Idalino Almeida – Área Científica de Educação Física – ESEV
idoa@esev.ipv.pt
Site Meter