quinta-feira, agosto 10, 2006

Programa Leonardo Da Vinci

PROJECTO QULTURA II – Cultura de Qualidade na Formação
Profissional: Eurosintonia para a Competitividade


Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda a sorte de incidentes, encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direcção. Qualquer coisa que possa fazer, ou sonhe que possa fazer, comece a fazê-lo agora. A ousadia tem em si genialidade, força e magia.
Goethe


Porque podemos fazer sempre mais, o Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV) apresentou, pela quarta vez consecutiva, a sua candidatura às actividades de mobilidade do programa comunitário Leonardo da Vinci, no passado mês de Fevereiro.
A proposta deste ano é uma continuidade do projecto anterior: QULTURA – A Cultura de Qualidade na Formação Profissional: Eurosintonia para a Competitividade.
O advento da qualidade como elemento fulcral no universo das actividades humanas, em particular nas brisas de internacionalização que respiramos, é mais um motivo para continuarmos a desafiar os nossos recém-diplomados.
Recentemente, a Agência Nacional para os programas Sócrates e Leonardo da Vinci informou o ISPV da aprovação da nossa proposta de formação profissional.
Assim, no próximo ano, Espanha, Irlanda, Itália, Malta e Luxemburgo acolherão 30 dos nossos estudantes que terminam os seus cursos, para a realização de um estágio de 24 semanas, a ter lugar entre Janeiro/Fevereiro e Junho/Julho de 2007. Para o efeito, será disponibilizado apoio financeiro, por parte do programa Leonardo da Vinci, para o curso de preparação linguística, viagens, alojamento, alimentação e um seguro de responsabilidade civil.
A estrutura dos estágios passa, não exclusivamente pela formação profissional, mas também pela preparação linguística e cultural dos beneficiários e que terá lugar nas primeiras quatro semanas do périplo internacional. Neste sentido, pretende-se que todos os estagiários interiorizem a dimensão prática e profissional que o projecto possibilita, assim como a experiência de ser e viver em países que, apesar de diferentes, são elos na roda da cidadania europeia.
Releve-se que a doutrina da valorização curricular passará, cada vez mais, pelas competências adquiridas durante os nossos percursos de vida. Não esqueçamos, portanto, que se existe qualquer coisa que se possa fazer, ou que se sonhe que se possa fazer, o melhor será começar a fazer agora.
Em suma, esperamos, uma vez mais, proporcionar experiências que de inesquecíveis se tornem inspirações de vida quotidiana, nos palcos profissional e pessoal onde desempenhamos os nossos papéis.
Convidamos todos os interessados a candidatarem-se ao desafio.
A confirmação do convite deverá ser feita junto do Gabinete de Relações Internacionais do ISPV, entre Outubro e Novembro de 2006.

Sandra Familiar – Gabinete de Relações Internacionais – ISPV
sfamiliar@pres.ipv.pt

Site Meter