sexta-feira, agosto 11, 2006

II Seminário de Turismo: Mercados emergentes da actividade turística


O evento decorreu na Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu, tendo sido organizado pelos alunos do 3.º ano do curso de Turismo, juntamente com alguns dos seus docentes.
Estiveram presentes oradores de renome, em representação de importantes entidades ou empresas do sector turístico. O Seminário teve como público-alvo os empresários e os estudantes da área de Turismo, e foi seu objectivo apelar para a necessidade de reestruturação do sector no que concerne à satisfação das necessidades específicas dos portadores de deficiência, dos jovens, das crianças e dos turistas sénior – os quatro mercados emergentes da actividade turística que foram tratados neste Seminário.
A Sessão de Abertura esteve a cargo do Presidente da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, Dr. José Alberto Ferreira; do Vereador do Pelouro da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Guilherme de Almeida; do Presidente da Região de Turismo Dão Lafões, Professor Pires; do Presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu, Professor Doutor João Pedro de Barros; e do Governador Civil de Viseu, Dr. Acácio Pinto. Foram abordadas temáticas fundamentais: a importância crescente do Turismo em Portugal, o aproveitamento das potencialidades da região para o desenvolvimento da actividade turística local, ou o Processo de Bolonha e as alterações futuras que implicará no ensino.

Depois de uma pausa para café, deu-se início ao primeiro painel:

I Painel: Turismo para todos – Turismo e Deficiência
Neste Painel – cujo moderador foi o Dr. João Pedro Costa, docente do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia de Viseu – o primeiro orador foi o Dr. Júlio Damas Paiva, da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual. O prelector alertou para a necessidade de adaptar a indústria do Turismo às necessidades especiais das pessoas com deficiência – física, mental, visual ou auditiva – ao nível das infraestruturas e no que concerne ao correcto atendimento. Apresentou o vídeo “Welcome without Barriers – Foundation Nestlé Pro Gastronomia, Switzerland, 1996”, que ilustrou exemplos a seguir e a evitar.
A Drª. Clara Mineiro trabalha na Divisão de Divulgação e Formação do Instituto Português de Museus (IPM), onde coordena o Projecto Museus e Acessibilidade, que promove a acessibilidade dos Museus do IPM no que concerne às barreiras arquitectónicas, à informação – em Braille, em vários idiomas, em vários formatos, e em textos de diferentes níveis – e ao contacto com o acervo – exposições tácteis.


O último orador a intervir no I Painel foi o Dr. Jorge Loureiro, Vice-Presidente da Associação de Hotéis de Portugal e Presidente Adjunto da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal. Na sua intervenção, contextualizou o público acerca das alterações globais do mercado turístico, alertando para a necessidade de criar um padrão de qualidade dos destinos turísticos portugueses. Torna-se então necessário ordenar o território, dinamizar os pacotes turísticos e rejuvenescer os Produtos clássicos. Neste âmbito surge a Agência Regional de Promoção Turística, para efeitos de promoção nos mercados externos.
A sessão terminou com um aceso debate, a que se seguiu um almoço de trabalho que teve lugar no Restaurante Rodízio O Pinheirão.

Mesa-Redonda: Novos Públicos da Actividade Turística
No retomar dos trabalhos, a Drª. Carla Silva, docente do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, apresentou o Dr. Martiniano Laginha, Coordenador do Departamento de Promoção Turística do Instituto de Turismo de Portugal (ITP), que apresentou o Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), cujo principal objectivo é acelerar o crescimento do sector turístico português. Tudo isto através de 5 eixos: Eixo I – Territórios, Destinos e Produtos: descentralização da actividade turística no litoral e grandes cidades, assim como o desenvolvimento de dez Produtos Turísticos estratégicos para Portugal. O Eixo II diz respeito à Marca Portugal Turismo. O Eixo III aborda a qualificação de Recursos. O Eixo IV diz respeito à Distribuição e Comercialização, nomeadamente através da Internet. Finalmente, o Eixo V – Inovação e Conhecimento é relativo aos sistemas de informação, monitorização e avaliação. Finalizou a apresentação com a projecção dos anúncios publicitários em que participam as figuras públicas Mariza, José Mourinho e Tiago Monteiro.

O Dr. Adriano Azevedo, representante da Termalistur – a empresa municipal responsável pelo Termalismo Júnior das Termas de S. Pedro do Sul – adaptou o PENT ao concelho referido: no Eixo I, destacou os produtos turísticos mais importantes para o concelho; no Eixo II, falou no futuro lançamento de uma linha de cosméticos; no Eixo III, destacou a qualificação dos recursos humanos; no Eixo IV, informou da difusão online das potencialidades turísticas de S. Pedro do Sul; e, finalmente, no Eixo V, falou nos sistemas de informação previstos para funcionar nos pontos turísticos do concelho.
Entre os vários Projectos previstos para S. Pedro do Sul, abordou o Programa de Termalismo Júnior – Termalistur – para fazer com que as crianças encarem os tratamentos termais como um bem necessário e lúdico.
A oradora que se seguiu foi a Drª. Elisabete Conceição, Directora do Departamento Comercial das Pousadas da Juventude. A sua apresentação baseou-se na Rede Nacional de Turismo Juvenil (RNTJ). Movijovem permite aos jovens possuidores do Cartão-jovem ou do Cartão de Alberguista, a preços acessíveis, um contacto próximo com a realidade e o património português. Informou que existem as Pousadas e os Albergues da Juventude, e que a sua segmentação é feita através da classificação dos empreendimentos no que concerne ao seu contexto envolvente. Falou na expansão da RNTJ, pois a próxima inauguração seria no dia seguinte em Melgaço. Concluiu defendendo que a RNTJ é um importante complemento sócio-educativo dos jovens.
Seguiu-se mais um coffee break servido pelos Serviços de Acção Social do Instituto Superior Politécnico de Viseu.
No retomar dos trabalhos, a moderadora foi a Drª. Cristina Barroco, docente do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, que apresentou o Eng.º Luís Montês, organizador de Festivais de Verão na empresa Música no Coração. A sua apresentação tomou como exemplo o Festival do Sudoeste, que contribui para o desenvolvimento da economia local: os jovens visitam atracções culturais, compram artesanato e provam a gastronomia alentejana, regressando depois em férias para conhecer melhor a região. O orador apresentou também os meios utilizados para divulgar o Festival. Por último, projectou um DVD com uma montagem sobre os festivais Ilha do Ermal, Hype@Tejo, Sudoeste e Sapo Surf Bits.
A intervenção seguinte esteve a cabo do Dr. Carlos Correia, representante do Departamento de Turismo Sénior da Agência Abreu. Referiu que o Turismo Sénior é o novo paradigma do nosso século, dado que a população mundial está a envelhecer.
Traçou um perfil deste cliente: é activo, exigente, pontual, procura qualidade e novos
Produtos Turísticos, e tem poder de compra. Os seniores constituem um mercado emergente que ajuda a combater a sazonalidade do sector. A Agência Abreu procura satisfazer estas necessidades. Finalizou a sua apresentação dizendo que os jovens têm tempo; os adultos têm dinheiro; mas os idosos têm ambas as coisas.
O último orador a intervir foi o Eng.º Miguel Martinha, o Director do Departamento de Turismo e Férias do INATEL, que apresentou dois programas direccionados para este target: Turismo Sénior e Saúde e Termalismo Sénior, que têm como objectivo melhorar a qualidade de vida dos seniores, e, ao mesmo tempo, dinamizar os destinos receptores. Apresentou ainda outras actividades, fora da esfera do Turismo, que o INATEL criou para este público-alvo.
Seguiu-se um período de debate, e após o encerramento do Seminário, o jantar teve lugar na Casa da Ribeira.

A realização deste Seminário foi apoiada pelas seguintes instituições ou empresas: Instituto Superior Politécnico de Viseu, Escola Superior de Tecnologia,
Escola Superior Agrária, Serviços de Acção Social, Câmara Municipal de Viseu, Caixa
Geral de Depósitos, Instituto de Turismo de Portugal, Instituto do Emprego e Formação
Profissional, Região de Turismo Dão-Lafões, Montebelo Hotel e Spa, Hotel Príncipe
Perfeito, Hotel Íbis, Restaurante Rodízio O Pinheirão, Albergaria José Alberto e União das Adegas Cooperativas do Dão.

Vanessa Santos – Aluna do 3º Ano do Curso de Turismo – ESTV
dgest@mail.estv.ipv



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