quarta-feira, abril 11, 2007

Os números DA VINCI

Cumpridos três anos de vida no Instituto Superior Politécnico de Viseu, os projectos de mobilidade implementados ao abrigo do programa Leonardo da Vinci permitiram que 58 recém-diplomados tenham na sua vida um capítulo dedicado ao universo de uma experiência além-fronteiras.

Recordemos os objectivos dos projectos de mobilidade. A possibilidade de realização de um estágio num país do espaço europeu tem como essência a consciencialização de uma Europa sem fronteiras, onde a cidadania deve ser exercida nos seus plenos direitos e deveres. Neste sentido, a realização de um período de formação profissional num país europeu garante a dimensão referida, não só pela experiência em contexto real de trabalho, mas também pela vida que no dia a dia passa a ter outra língua, outro tempo, outro espaço, outros rostos, outros nomes.
Foi no amparo destes objectivos e pelo facto de, enquanto instituição de ensino superior, vermos crescer os nossos estudantes na sua formação académica, que acreditamos poder abrir um novo capítulo na vida dos beneficiários destes projectos – o mundo lá fora. Literalmente. Por consequência, o Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Superior Politécnico de Viseu apresentou, sempre com sucesso, os projectos POLIECO e QULTURA que se saldaram já num total de 58 beneficiários.
Assim sendo, eis os nossos números Da Vinci.

No primeiro ano – 2003/2004, demos os primeiros passos neste universo sob a égide do tema ambiente, intitulando o nosso projecto de POLIECO, pelo qual um total de 19 beneficiários tiveram como destino Espanha e Itália

No segundo ano – 2004/2005, e ao abrigo do projecto POLIECO II, outros 19 estagiários foram repartidos por Espanha, Itália e Grécia.
No terceiro ano – 2005/2006, um novo projecto com uma nova dimensão – a cultura de qualidade (QULTURA 1) garantiu que 20 recém-diplomados partissem para Espanha, Itália e Irlanda.
No momento presente, e após a aprovação do projecto QULTURA 2 por parte da Agência Nacional para os programas Sócrates e Leonardo da Vinci, encontramo-nos a preparar um grupo de 30 estagiários para Espanha, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Polónia. Esperamos que muito em breve o nosso universo Da Vinci se aproxime de uma centena de “habitantes”. Daremos notícias.

Sandra Familiar – Gabinete de Relações Internacionais - ISPV
sfamiliar@pres.ipv.pt

Etiquetas: , , ,

Site Meter