segunda-feira, abril 02, 2007

Mais um ano do PROGRAMA ERASMUS no ISPV

Mais uma vez o Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV) aposta na internacionalização e promove a participação dos seus estudantes e docentes em actividades de mobilidade internacional.

Através da participação da Instituição no Programa Comunitário Sócrates/Erasmus, o ISPV prevê que cerca de 35 alunos da Instituto tenham este ano a possibilidade de desenvolver períodos de estudo em instituições estrangeiras, em países como Espanha, Lituânia, Dinamarca, República Checa, Hungria, França, Holanda, Noruega, entre outros. Está também prevista a deslocação de cerca de 20 docentes a várias das instituições com as quais o ISPV coopera no âmbito do Programa, para o desenvolvimento de missões de ensino de curta duração, que permitirão aprofundar os laços de cooperação existentes e o conhecimento institucional mútuo.

A crescente participação e interesse, quer dos estudantes quer dos docentes da nossa Instituição, neste tipo de actividades, demonstra claramente um aumento da consciência da importância da cooperação internacional no desenvolvimento e crescimento institucional. A participação do ISPV neste tipo de programas permite -lhe dotar a sua comunidade académica de competências transversais fundamentais para fazer face às novas exigências impostas pelo Espaço Europeu de Educação e pelo próprio mundo globalizado em que vivemos.
A nossa Instituição irá também receber, durante este ano lectivo, cerca de 30 estudantes das mais diversas nacionalidades, que esperamos que se integrem plenamente na nossa comunidade académica, permitindo assim uma troca salutar de experiências e conhecimentos. Alguns alunos da nossa Instituição criaram já um núcleo de apoio à recepção dos estudantes estrangeiros, o que demostra claramente que a presença destes é cada vez mais considerada como fazendo parte do regular funcionamento do Instituto.

Uma vez que a adaptação dos cursos do ISPV ao Processo de Bolonha criou novas necessidades em termos de cooperação internacional e gerou o aparecimento de novos cursos, está a ser desenvolvido um esforço crescente no sentido de alargar parcerias a novas instituições e países, tendo em vista ir de encontro às necessidades da comunidade académica.
O ano de 2007 vai ser um ano de alterações profundas no modo de funcionamento dos programas comunitários de apoio à internacionalização na Educação e, neste sentido, será necessário um esforço constante de adaptação a esta nova realidade que, apesar das dificuldades, será, com toda a certeza, uma excelente oportunidade de crescimento.

Rita Castro Lopes – Gabinete de Relações Internacionais - ISPV

rlopes@pres.ipv.pt

Etiquetas:

Site Meter