quinta-feira, abril 19, 2007

Congresso Científico de Artes Marciais: conclusão geral

CONGRESSO CIENTÍFICO DE
ARTES MARCIAIS E DESPORTOS DE COMBATE
Viseu – Portugal
13 e 14 de Abril de 2007
Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu


CONCLUSÃO GERAL

Nº total de participantes: 154
Congressistas: 128
Conferencistas: 26
Realizou-se em Viseu a primeira edição do Congresso Científico de Artes Marciais e
Desportos de Combate [CCAMDC] a 13 e 14 de Abril de 2007, sob organização da Área
Científica de Educação Física e Desporto da Escola Superior de Educação de Viseu, em colaboração com o Instituto Politécnico de Viseu e ADIV, tendo tido ainda o apoio da Câmara Municipal de Viseu.
Marcando os 100 anos de Artes Marciais Asiáticas em Portugal, uma boa parte da comunidade científica inerente às artes marciais e desportos de combate, envolvendo 26 investigadores de Karaté, Judo, Luta, Kendo, sem descurar as lusitanas Galhofa e Jogo do Pau (Esgrima Lusitana), vieram discutir várias temáticas de relevância científica, tendo sido apresentados estudos sobre os diversos factores a gerir nos processos de ensino e treino de artes marciais, nomeadamente os factores físico, técnico, táctico, psicológico e sócio-cultural.
A grande conclusão é a de que existe uma discussão científica profunda em torno do objecto de estudo definido como “Acção Motrícia de Combate Institucionalizado”, assumindo-se que a diversidade dos contextos de prática relevante são uma das faces visíveis aos mais diversos níveis de estimulação e desenvolvimento humano bio-psico-social, sendo hoje importantíssimo o conhecimento das várias facetas multidimensionais envolvidas, pelo que urge lutar contra a ignorância que ainda impera em muitos olhares sobre estas temáticas.
O nível das conferências e comunicações proferidas foi excelente, já que se trataram maioritariamente de investigadores com graus académicos de doutor, mestre e licenciado, com uma visão científica própria sobre o objecto de estudo em discussão.
Seis dos conferencistas vieram de Espanha, representando as Universidades de Barcelona, de Léon, de Las Palmas e de Castilha La Mancha. Os restantes representaram instituições como a Faculdade de Motricidade Humana, a Faculdade de Desporto do Porto, a Universidade da Beira Interior, a Escola Superior de Educação de Viseu, a Escola Superior de Educação de Bragança, a Escola Superior de Comunicação Social, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, a Universidade Lusófona e o Instituto de Novas Profissões.
A parceria confirmada de Federações com Utilidade Pública desportiva e respectivas associações de Treinadores como é o caso do Judo, Luta, Karaté, Kickboxing, Boxe e Artes Marciais Chinesas, além de federações sem utilidade pública desportiva como é o caso do Kendo e do Jogo do Pau permitiu a praticantes e treinadores contactarem com a investigação feita na área.
Também se contou com a parceria científica internacional, com relevo para o Journal of Asian Fighting Arts (Revista de Artes Marciales Asiáticas), que é indexada ao Sportdiscus, através da presença do Prof. Doutor Carlos Gutiérrez Garcia, Investigador e Editor Espanhol, tendo, por impedimento de última hora faltado o Dr. Eric Margnes, secretário da ARRESCAM (Association de Réflexion et de Recherche sur les Sports de Combat et les Arts Martiaux) associação responsável pelas JORRESCAM (Journées de Réflexion et de Recherche sur les Sports de Combat et les Arts Martiaux) que já editou o seu 8º Colóquio em França.
Todos querem já a preparação da segunda edição, mas até lá, urge publicar uma brochura científica com as comunicações proferidas.


Etiquetas: , , ,

Site Meter