sexta-feira, setembro 01, 2006

Relações Internacionais

cooperação internacional

uma experiência ao teu alcance...

Com o intuito de contribuir para o seu enriquecimento académico, cultural e pessoal, o ISPV proporciona a todos os seus estudantes a oportunidade de se candidatarem à realização de uma experiência internacional:

De estudo - isto é, a frequência de um semestre ou de um ano lectivo numa instituição estrangeira, com a qual o ISPV tenha um acordo de cooperação para a mobilidade de alunos.

Profissional - através da realização de um estágio, geralmente com a duração de 6 meses, após o bacharelato ou a licenciatura, no âmbito das redes estabelecidas pelo ISPV para este efeito.

Adicionalmente, o ISPV desenvolve, no seio de parcerias internacionais, uma série de projectos de cooperação que, de forma mais ou menos directa, promovem a participação dos estudantes em diversas actividades internacionais: o envio e o acolhimento de professores em missão de ensino, a organização de cursos de curta duração, investigação conjunta, etc.

Dependendo da actividade em questão, variam as instituições parceiras do ISPV. Em termos globais, o ISPV dispõe de laços de cooperação nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, Cabo Verde, Chile, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Lituânia, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Uruguai, etc.

Estas experiências são financeiramente apoiadas (atribuição de bolsas de viagem e subsistência) no âmbito dos diversos programas comunitários implementados pelo ISPV, sobretudo Sócrates/Erasmus (mobilidade curricular) e Leonardo da Vinci (estágios internacionais), sendo que os participantes dispõem do apoio organizativo, ao longo de todo o processo, do Gabinete de Relações Internacionais dos Serviços Centrais (em termos administrativos) e dos diversos coordenadores académicos existentes nas Escolas Integradas no ISPV (em termos científicos e pedagógicos).
Site Meter