segunda-feira, dezembro 22, 2008

Provas Públicas da ESAV

Especialidade de Agricultura Biológica
Decorreu na Sala de Actos da Presidência do Instituto Superior Politécnico de Viseu o concurso de provas públicas na área científica de produção Agrícola – especialidade de Agricultura Biológica.
Helena Maria Esteves Correia, Docente da Escola Superior Agrária de Viseu, foi única candidata a submeter-se a tais provas.

No primeiro dia discutiu-se o tema “O mercado de agricultura biológica – regulamentação, certificação e comercialização”, a candidata, na sua apresentação, centrou-se na parte da produção, tendo de seguida respondido às questões colocadas pela Prof.ª Cristina Amaro da Costa. No que diz respeito ao tema “Fertilização, eficiência de utilização e riscos de perdas de nutrientes em agricultura biológica”, centrou-se na gestão da fertilidade do solo e na perda de nutrientes e de seguida respondeu às questões do Prof. Nuno Moreira.
Durante o segundo dia realizou-se a prova de discussão do estudo proposto pelo candidato, sobre “Comportamento de Algumas Culturas Hortícolas em Modo de Produção Biológico”, após a apresentação do trabalho, a candidata respondeu às questões das Profs.ª Cristina Amaro da Costa e Maria do Céu Godinho.
Realizou-se, também, a prova de apreciação e discussão do Curriculum Vitae, tendo a candidata respondido às perguntas do Prof. Nuno Moreira.

Finalizadas as provas, o Júri reuniu para decisão final e, por votação em escrutínio secreto, atribuiu à candidata, Helena Maria de Paiva Martins Esteves Correia, o resultado final de Aprovado.



Especialidade de Biologia Molecular

Decorreu na Sala de Actos da Presidência do Instituto Superior Politécnico de Viseu o concurso de provas públicas na área científica de produção Agrícola – especialidade de Biologia Molecular. Prestaram provas os candidatos Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva, e Paulo Barracosa Correia da Silva.
No primeiro dia realizaram-se as provas de discussão dos dois temas.
O candidato Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva, relativamente ao tema “Análise de Polimorfismo Genético”, abordou assuntos, entre outros, relacionados com a diversidade ou variabilidade genética, tendo de seguida respondido às questões do Prof. Carlos José Fialho da Costa Faro. Este candidato, no que diz respeito ao tema “Transcrição”, abordou temáticas como, enzimologia da transcrição, transcrição em eucariotas, etapas do processo de transcrição e síntese e processamento do RNA, e de seguida respondeu às questões do Prof. Carlos José Fialho da Costa Faro.

O candidato Paulo Barracosa Correia da Silva, sobre o tema “Aplicação de Técnicas de Biologia Molecular no Melhoramento Vegetal”, explorou questões como o melhoramento de plantas assistido pela genómica, clonagem de genes, culturas resistentes a herbicidas e introdução de DNA em plantas, de seguida respondeu às perguntas do Prof. Carlos José Fialho da Costa Faro. Sobre o tema “Regulação da Expressão Genica”, abordou aspectos como, regulação geral, regulação do operão LAC, regulação dos genes nos eucariotas e regulação da expressão genica na célula, e respondeu ao mesmo arguente.


No segundo dia de realizaram-se as provas de discussão do estudo proposto pelos candidatos Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva e Paulo Barracosa Correia da Silva. O candidato Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva apresentou um estudo sobre “Identificação de Bactérias Acéticas em Vinhos Tintos da Região do Dão Através de Perfis de RNA de Baixo Peso Molecular (LMW RNA). Comparação com as Sequências do Gene 16S rRNA e Espaços Intergénicos Transcritos (ITS) 16S-23S.”. Após a apresentação do trabalho, o candidato respondeu às questões do Prof. Euclides Manuel Vieira Pires. O candidato Paulo Barracosa Correia da Silva apresentou um estudo sobre “Proteases Aspárticas do Genoma de Vitis vinifera L.”. De seguida respondeu às perguntas do Prof. Euclides Manuel Vieira Pires.
Foram ainda apreciados e discutidos os Curriculuns Vitae, dos candidatos. Os candidatos responderam às perguntas do Prof. António de Fátima de Melo Antunes Pinto.


O Júri, por votação em escrutínio secreto, atribuiu aos candidatos o resultado final de Aprovado. Utilizando os critérios de classificação, classificou em primeiro lugar o candidato Paulo Barracosa Correia da Silva e em segundo lugar o candidato Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva.

Etiquetas: , , , , , ,

1 Comments:

Blogger Alex said...

legal.

4:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter