Universidade Pública em Viseu passa por evolução do Politécnico
"Qualquer solução para a criação de uma Universidade Pública passa pela evolução do Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV), afirmou ontem João Pedro de Barros, presidente do ISPV, na sessão de abertura do 'Dia da Academia'.Virando-se para os alunos presentes na Aula Magna do ISPV, João Pedro de Barros avançou: "Podem ter a certeza de que não abdicaremos de fazer crescer a qualidade e a capacidade institucional do Instituto, através da produção de capital humano altamente qualificado; da produção de conhecimento; e da prestação de serviços diferenciados à comunidade.
O presidente do ISPV foi mais longe na sua análise, apontando que em 20 anos de existência do Instituto a região deu um "salto qualitativo muito grande". Os viseenses deixaram de ser obrigados a estudar no Porto, Coimbra, Aveiro ou Lisboa. "Nós impedimos que a desertificação para o Litoral fosse maior", acentuou.
Maior sigilo
Perante o quadro traçado, João Pedro de Barros sublinhou estar a instituição preparada ser Universidade, embora tenha mostrado a convicção de que o ensino politécnico "é o futuro". Em seu entender, o número de alunos cresceria exponencialmente se o ISPV passasse a ser designado por Universidade Politécnica de Viseu, tendo em conta que é o "único estabelecimento de Ensino Superior público" na cidade. Razão igualmente referida por João Pedro de Barros tem a ver com o facto de "não ser admissível" que um aluno formado no IPV "seja obrigado a ir para Lisboa, Porto ou Coimbra para fazer um mestrado ou um doutoramento" só porque o ISPV não tem a designação de universidade.
Disse ainda que estão em curso diligências para que esta alteração aconteça e admitiu a possibilidade de haver "novidades para breve" sobre o assunto. Mas pede "mais sigilo e menos fogo de artifício" às pessoas envolvidas no processo, pois já muitos projectos foram ter a outras paragens, ficando a região apenas com as "canas". E isso, porque, conforme recordou, Viseu sonha há 34 anos com uma universidade, que já lhe fugiu por seis vezes.
artigo de Seia de Matos no Diário Regional de Viseu (14-03-2007)
artigo de Seia de Matos no Diário Regional de Viseu (14-03-2007)
Etiquetas: ensino superior, João Pedro Barros, politécnico de viseu, Universidade, Viseu
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home