segunda-feira, outubro 16, 2006

Politécnico de Viseu próximo de alcançar melhor resultado de sempre

O Instituto Superior Politécnico de Viseu está na iminência de vir a registar este ano a entrada do maior número de novos alunos de sempre.

Após a 2ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2006/2007, 1 022 das 1 385 vagas iniciais foram ocupadas.
A acrescentar aos 1 022 novos alunos, há ainda a relevar o elevado número de entradas através das vagas dos Concursos Especiais (Maiores de 23 Anos, Cursos de Especialização Tecnológica, e Titulares de Cursos Médios e Superiores).
Contas feitas, de acordo com os dados das Escolas Superiores do Instituto (e faltando ainda realizar a 3ª Fase do Concurso Nacional), o número de novos alunos poderá vir a ser memorável. Espera-se mesmo que o número de novos alunos inicialmente previsto (1 385) venha a ser preenchido na totalidade ou mesmo suplantado.

Este magnífico resultado torna-se ainda mais relevante tendo em consideração os diversos factores aparentemente adversos no que concerne ao recrutamento de novos alunos – acentuada quebra demográfica registada a nível nacional, e inerente diminuição do número de alunos candidatos ao ingresso no ensino superior, derivando desse facto, e tendo em conta o modelo actual de financiamento, a competição entre as diversas instituições de ensino superior na captação de novos alunos; a obrigatoriedade introduzida no ano lectivo de 2005/2006 respeitante à nota mínima de candidatura ao ensino superior fixar-se nos 9,5 valores; a valorização social/cultural que a sociedade ainda tem, relevando a figura “Universidade” em detrimento da do “Politécnico”; o “fim” dos cursos bi-etápicos nos politécnicos (bacharelato+licenciatura) derivado do Processo de Bolonha.

O Presidente do Politécnico de Viseu, Prof. Doutor João Pedro Antas de Barros, justifica este crescimento com a “mensagem que a Instituição tem feito passar junto dos alunos e da comunidade educativa da região e de toda o país” e que é “uma mensagem de qualidade e exigência, facto que tem levado muitos alunos a preferirem-nos, relativamente a muitas Universidades e Politécnicos”.
Site Meter