quarta-feira, julho 08, 2009

6.º Concurso PoliEmpreende


poliempreende – empreendedorismo nos politécnicos
concurso nacional
A sessão de avaliação dos projectos candidatos, a realizar já no próximo dia 10 do mês em curso no Instituto Politécnico de Coimbra, constitui a derradeira etapa do concurso nacional do 6º POLIEMPREENDE.
Relembre-se que este projecto é um concurso de ideias de negócio lançado pelos institutos politécnicos que decorre em duas fases: regional e nacional.
A Fase Regional do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) culminou no passado dia 20 de Junho, com a avaliação dos projectos pelo júri regional que atribuiu os respectivos prémios. Este ano, das 44 ideias de negócio inicialmente apresentadas, resultaram 10 projectos, que envolveram cerca de quatro dezenas de promotores, de todas as Escolas do IPV, essencialmente alunos, mas também diplomados e docentes.
O projecto vencedor no IPV, "ECOSUNBOAT" (produção/montagem de barcos movidos a energia solar fotovoltaica), foi promovido por uma equipa da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV), constituída por Johnny Reis (líder) e Sérgio Lopes, ambos diplomados em Engenharia do Ambiente, Alexandra Tavares, diplomada em Gestão Comercial e da Produção e João Costa, diplomado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra. Foram ainda atribuídos os 2º e 3º prémios a projectos representantes da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), respectivamente, o Projecto "AVÔ QUIM", liderado por Rogério Bento, diplomado em Animação Cultural, e o Projecto "BAR DOS TEATROS", liderado pelo aluno Paulo Almeida, do Curso de Publicidade e Relações Públicas.
O projecto "ECOSUNBOAT" vai agora representar a região e o Politécnico de Viseu na fase nacional. Nesta fase, que encerrará esta sexta-feira (dia 10 de Julho), concorrem os projectos classificados em 1º lugar em cada Instituto Politécnico, que serão avaliados e premiados por um júri nacional.
Os projectos participantes são a resposta a esta iniciativa que pretende estimular o empreendedorismo no seio da comunidade académica e produzir impacto positivo na região onde se insere cada um dos institutos politécnicos, uma vez que facilita a transferência de tecnologia, contribui para a constituição de empresas inovadoras e para a geração de emprego, com a consequente criação de valor na economia local.
A nível do Instituto Politécnico de Viseu, para além desta acção, está a registar-se um incremento muito favorável no âmbito do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, particularmente com a introdução de unidades curriculares desta área em diversos cursos. Estes contributos do IPV a favor do empreendedorismo, constituem, pois, formas desta instituição dar cumprimento à sua missão, como agente de dinamização e desenvolvimento económico e social desta região, através da transferência e valorização económica do conhecimento científico.
O 7º PoliEmpreende terá lugar no próximo ano lectivo e será coordenado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Samuel Barros – Docente do Departamento de Gestão da ESTV
Joaquim Amaral – Serviço de Comunicação, Cultura e Documentação – IPV

Etiquetas: ,

Site Meter