quarta-feira, junho 17, 2009

Moto 4 eléctrica



O projecto baseou-se no seguinte contexto:
A esgotabilidade dos combustíveis fósseis está há muito anunciada. Tem sido possível mitigar este facto, porque os preços do crude têm sido relativamente baixos e a oferta tem sido suficiente para satisfazer a procura. Mas, este cenário está a alterar-se profunda e muito rapidamente. Basta analisarmos a problemática dos impactos ambientais e das alterações climáticas, menosprezadas por muitos por serem de evolução lenta; mas que são - objectivamente - cada vez mais severos e frequentes e cuja principal causa reside na queima tradicional dos combustíveis fósseis.
Um dos sectores com maior responsabilidade é o da mobilidade automóvel, com um peso de cerca de 60% dos consumos globais de combustíveis fósseis. Este peso motivado por este sector pode ser reduzido Neste sector a procura de alternativas tem sido incessante, mas vislumbra-se que a alternativa de propulsão baseada em sistemas eléctricos está a ganhar vantagem comparativa relativamente a todas as outras. Os exemplos de fabricantes tradicionais, e de novos, a apostar nesta vertente é cada vez maior.
Tendo sido os objectivos :
Este projecto consistiu na implementação de um sistema de mobilidade eléctrico para os aficionados do TT e passeios turísticos de montanha/rurais (Motor 4´4), que seja ecológico e económico. A fonte de energia para a locomoção será essencialmente fornecida através da sua recarga numa tradicional tomada de 230 V, podendo mais tarde ser complementada por painéis solares fotovoltaicos, ou por uma célula de combustível no veículo.
Vasco Santos

Etiquetas:

Site Meter