terça-feira, dezembro 23, 2008
segunda-feira, dezembro 22, 2008
Provas Públicas da ESAV
Helena Maria Esteves Correia, Docente da Escola Superior Agrária de Viseu, foi única candidata a submeter-se a tais provas.

No primeiro dia discutiu-se o tema “O mercado de agricultura biológica – regulamentação, certificação e comercialização”, a candidata, na sua apresentação, centrou-se na parte da produção, tendo de seguida respondido às questões colocadas pela Prof.ª Cristina Amaro da Costa. No que diz respeito ao tema “Fertilização, eficiência de utilização e riscos de perdas de nutrientes em agricultura biológica”, centrou-se na gestão da fertilidade do solo e na perda de nutrientes e de seguida respondeu às questões do Prof. Nuno Moreira.
Durante o segundo dia realizou-se a prova de discussão do estudo proposto pelo candidato, sobre “Comportamento de Algumas Culturas Hortícolas em Modo de Produção Biológico”, após a apresentação do trabalho, a candidata respondeu às questões das Profs.ª Cristina Amaro da Costa e Maria do Céu Godinho.
Realizou-se, também, a prova de apreciação e discussão do Curriculum Vitae, tendo a candidata respondido às perguntas do Prof. Nuno Moreira.

Finalizadas as provas, o Júri reuniu para decisão final e, por votação em escrutínio secreto, atribuiu à candidata, Helena Maria de Paiva Martins Esteves Correia, o resultado final de Aprovado.
Especialidade de Biologia Molecular
No primeiro dia realizaram-se as provas de discussão dos dois temas.
O candidato Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva, relativamente ao tema “Análise de Polimorfismo Genético”, abordou assuntos, entre outros, relacionados com a diversidade ou variabilidade genética, tendo de seguida respondido às questões do Prof. Carlos José Fialho da Costa Faro. Este candidato, no que diz respeito ao tema “Transcrição”, abordou temáticas como, enzimologia da transcrição, transcrição em eucariotas, etapas do processo de transcrição e síntese e processamento do RNA, e de seguida respondeu às questões do Prof. Carlos José Fialho da Costa Faro.

O candidato Paulo Barracosa Correia da Silva, sobre o tema “Aplicação de Técnicas de Biologia Molecular no Melhoramento Vegetal”, explorou questões como o melhoramento de plantas assistido pela genómica, clonagem de genes, culturas resistentes a herbicidas e introdução de DNA em plantas, de seguida respondeu às perguntas do Prof. Carlos José Fialho da Costa Faro. Sobre o tema “Regulação da Expressão Genica”, abordou aspectos como, regulação geral, regulação do operão LAC, regulação dos genes nos eucariotas e regulação da expressão genica na célula, e respondeu ao mesmo arguente.

No segundo dia de realizaram-se as provas de discussão do estudo proposto pelos candidatos Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva e Paulo Barracosa Correia da Silva. O candidato Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva apresentou um estudo sobre “Identificação de Bactérias Acéticas em Vinhos Tintos da Região do Dão Através de Perfis de RNA de Baixo Peso Molecular (LMW RNA). Comparação com as Sequências do Gene 16S rRNA e Espaços Intergénicos Transcritos (ITS) 16S-23S.”. Após a apresentação do trabalho, o candidato respondeu às questões do Prof. Euclides Manuel Vieira Pires. O candidato Paulo Barracosa Correia da Silva apresentou um estudo sobre “Proteases Aspárticas do Genoma de Vitis vinifera L.”. De seguida respondeu às perguntas do Prof. Euclides Manuel Vieira Pires.
Foram ainda apreciados e discutidos os Curriculuns Vitae, dos candidatos. Os candidatos responderam às perguntas do Prof. António de Fátima de Melo Antunes Pinto.

O Júri, por votação em escrutínio secreto, atribuiu aos candidatos o resultado final de Aprovado. Utilizando os critérios de classificação, classificou em primeiro lugar o candidato Paulo Barracosa Correia da Silva e em segundo lugar o candidato Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva.
Etiquetas: Agricultura Biológica, Biologia Molecular, escola superior agrária, Helena Maria Esteves Correia, Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva, Paulo Barracosa Correia da Silva, provas públicas
sexta-feira, dezembro 19, 2008
Ceia de Natal 2008
A numerosa Família do Politécnico de Viseu reuniu-se uma vez mais para celebrar a sua tradicional Ceia de Natal.
A noite do dia 18 de Dezembro permanecerá durante muito tempo na memória de todas as 650 pessoas que tiveram o grato prazer de nela participar.
A imponência da sala e a enorme adesão de docentes, funcionários, alunos e familiares configuravam um cenário adequado ao espírito festivo da quadra.
Pairava no ar um contagiante calor humano próprio daqueles serões inesquecíveis.
A ementa, magnífica, foi divinalmente acompanhada por um espectáculo memorável, entusiasticamente conduzido por alunos do IPV. Pelo palco foram brilhando professores, funcionários, estudantes e encantadoras crianças.
Um serão mágico na gala dos talentos do nosso Politécnico.
No final, a cereja no topo do bolo. O Pai Natal veio à cidade.
E Natal sem crianças...
O Natal só existe pelas crianças. Sem elas, a cor, a alegria, o doce frenesim, os votos recíprocos de felicidades, os adultos sorrisos outrora compulsivamente sisudos, no fundo, a magia desta Quadra, não existiria.
Esta contagiante época natalícia, que nos desperta sentimentos por vezes mascarados pela admirável sociedade nova em que vivemos, ganha, num sorriso radioso, puro, cristalino, de uma criança, a utopia da construção de um mundo melhor. Na alvura sincera que emana dos rostos de todas as crianças, no cintilar brilhante das íris, revemos esse sonhado mundo perfeito. Pelo menos durante uns dias acreditamos piamente que é possível o sonho tornar-se realidade.
E na Ceia de Natal do IPV, para além do salutar convívio entre professores e funcionários, brilharam intensamente as crianças. Que chamaram, cantaram e gritaram pelo Pai Natal. E eles chegaram. Sim, porque no Politécnico de Viseu não basta um só Pai Natal. A pequenada é muito exigente.
Um sucesso. No fundo, a festa são elas, delirantemente felizes, freneticamente irrequietas, deliciosamente ruidosas.
Os presentes vieram depois. O silêncio, momentâneo, também. O doce silêncio agradecido de um sorriso de uma criança.
A agitação recomeçou então no que o mundo tem de melhor – crianças a brincar.
Um último desejo formulado por todas:
“Obrigado Politécnico, para o ano quero mais!”
Texto de Joaquim Amaral – Departamento Cultural do IPV
Fotos de Joel Marques

Etiquetas: Natal
quinta-feira, dezembro 18, 2008
Concerto de Natal


Etiquetas: concerto, orfeão académico, Tunadão
quarta-feira, dezembro 03, 2008
Concerto de Natal 2008

Etiquetas: concerto, Natal, orfeão académico, Tunadão
CAUSA: VAMOS AJUDAR O GUILHERME
Os alunos do curso de Turismo do Departamento de Gestão da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV) mostram o seu espírito de iniciativa na organização de eventos culturais, científicos, desportivos e de solidariedade social, numa tentativa de envolver a comunidade escolar com os problemas e necessidades da sociedade civil.
Estes projectos surgem no âmbito da disciplina de Módulos de Competências Específicas – Espírito de Iniciativa, cujo objectivo é construir um espírito de iniciativa nos alunos capaz de traduzir para a comunidade a qualidade das competências e do ensino ministrado na ESTV.
O projecto tem como principal objectivo a angariação de fundos a favor de uma causa que muito nos sensibilizou. O Guilherme é uma criança de 4 anos que sofre de paralisia cerebral, causada por complicações durante o seu período de gestação, que lhe retirou qualquer mobilidade.
Segundo indicações médicas a realização de alguns tratamentos clínicos, possibilitar-lhe-ão alguma autonomia de movimentos que representam uma clara melhoria da sua qualidade de vida. Este tipo de tratamentos é realizado por uma clínica cubana especializada nesta área, a qual após ter analisado o relatório médico proveniente de Portugal, se disponibilizou para os efectuar, cujo custo a família do Guilherme não pode, de todo, suportar. Neste sentido propomo-nos contribuir promovendo para além de outras iniciativas levadas a cabo, a realização de um espectáculo musical de beneficência. Este contará com a presença da internacionalmente conceituada fadista Ana Moura acompanhada pelo compositor e guitarrista Jorge Fernando, que após tomarem conhecimento, de imediato, se juntaram a esta nobre causa. Também iremos contar com a presença do Grupo de Intervenção Cultural de Viseu (GICAV), que abrirá o evento com leituras de poemas, recentemente lançados.
Este espectáculo terá lugar no próximo dia 5 de Dezembro de 2008, pelas 21h30, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, no qual estará presente o Guilherme. Os ingressos custam 18 euros (bilhete individual) ou 30 euros (bilhete duplo) e já podem ser adquiridos na FNAC – Palácio do Gelo ou no local do espectáculo, no próprio dia do evento.