sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Historial do ISPV

Historial do Instituto Superior Politécnico de Viseu

Notas para um Tempo Futuro

Uma viagem sem fim


A Aula Magna do ISPV vai ser, na próxima quinta-feira, dia 14 de Fevereiro, pelas 15: 00 horas, o palco da cerimónia pública do lançamento do livro Instituto Superior Politécnico de Viseu. Notas para um tempo Futuro. Uma Viagem sem fim.
A apresentação da obra, que condensa em si a história do Instituto Superior Politécnico de Viseu, estará a cargo do Professor Doutor Jorge Arroteia. Além de toda a história da Instituição e dos registos dos seus primeiros e actuais dirigentes e alunos, o Historial do ISPV conta com colaborações dos professores doutores Adriano Moreira, Veiga Simão e Jorge Arroteia, subordinadas à temática do processo evolutivo da educação e formação na história do Homem, o aparecimento da instituição universidade até aos nossos dias e a história do ensino politécnico. De igual modo, regista os depoimentos dos presidentes das câmaras de Viseu e Lamego, bem como da AIRV, ACDV e AEL sobre o papel do Politécnico de Viseu no contexto do desenvolvimento da região.
Com introdução do Presidente do ISPV, Prof. Doutor João Pedro Barros, a obra faz uma incursão na proto-história do Instituto Superior Politécnico de Viseu, passando por uma perspectiva evolutiva até à incidência da Instituição no desenvolvimento regional e nacional. Depois da referência ao contexto histórico-social e socioeconómico em que nasceu o ISPV, é traçado o percurso histórico do Politécnico de Viseu, das suas unidades orgânicas, bem como das associações estudantis e vida académica. A rematar esta obra que ficará em aberto para ser preenchida pelo futuro, é desse tempo que se fala por último, no ensejo de se revelarem projectos quer de novas obras, quer pedagógicos e de investigação, mantendo a convicção de que o futuro se constrói hoje.
A edição, com a chancela do Departamento Cultural do ISPV, assinala para a posteridade 25 anos de actividades lectivas da Instituição. O ISPV, através da sua Escola Superior de Educação, acolheu os seus primeiros alunos em 26 de Março de 1983, apesar de ter sido criado em 26 de Dezembro de 1979. A ESEV tornava-se desta forma também a primeira escola superior de educação do nosso país a entrar em funcionamento.
Ao longo destes anos o Politécnico de Viseu foi sempre uma referência incontornável do crescimento da cidade e da região. Nesse sentido, e agora que o Instituto atingiu a maioridade, impõe-se que fique registada a sua memória, que fique perpetuado em suporte papel o legado para a região e para o país da única instituição de ensino superior público da região.
Este livro pretende constituir-se como memória futura do ISPV; apoio a possíveis trabalhos de investigação; consulta de todos aqueles que tenham interesse em matérias referentes à Instituição. Um documento que será também o perpetuar do esforço, do saber e do empenho postos em todas as causas que, do passado ao presente, contribuíram para ajudar a erguer e desenvolver este marco do ensino superior público, presença actuante e dinamizadora, que tem sido força motriz no panorama cultural, educativo, social e económico de Viseu e sua vasta região. Assim, ficarão escritas as páginas de uma história que, ao longo de quase três décadas de existência, reverteu em abono do desenvolvimento regional e da fixação de massa crítica.

Joaquim Amaral
Departamento Cultural do ISPV

Etiquetas:

Site Meter