Comemorações do XXIII Aniversário da ESEV
O Conselho Pedagógico na operacionalização do seu projecto estratégico resolveu chamar a si a organização das Comemorações do Aniversário da ESEV.
Na vigência deste Conselho Pedagógico comemoraram-se os XXII e XXIII aniversários, com objectivos bem determinados: reforço da competência científica e pedagógica dos nossos alunos, participação dos professores do ensino básico e secundário do distrito, na perspectiva de que a ESEV tem que funcionar como escola-mãe, por isso com responsabilidades na actualização permanente de saberes dos docentes da sua área de influência e envolvimento de toda a comunidade nas actividades.
Para a consecução destes objectivos, estruturou-se um programa de comemorações, construído para uma semana, essencialmente mobilizador para os actores considerados nucleares.
Nas preocupações de índole científica, convidaram-se professores de reconhecida competência nacional e internacional, com o foco centrado nos novos cursos de Animação Cultural e Educação Social e na formação de professores. Atendeu-se aos desafios que se colocam à ESEV com a implementação do Processo de Bolonha procurando o esclarecimento dos alunos e a sua mobilização. Promoveu-se o designado II Congresso de Alunos, constituído pelas comunicações destes, com o objectivo de lhes permitir, ainda na formação inicial, começar a construir já o seu curriculum.
As actividades pedagógicas envolveram crianças do 1.º Ciclo, do 2.º Ciclo, respectivas cooperantes da ESEV, e desenvolveram-se ao longo de toda a semana, provocando uma simbiose perfeita entre alunos e professores, com reflexos no processo de ensino-aprendizagem destes alunos.
O programa incluiu também actividades culturais desenvolvidas essencialmente à noite, direccionadas para toda a comunidade, estimulando a abertura à participação de todos, especialmente o Teatro da Academia, a conferência sobre desporto e o Sarau Cultural, que envolveu a entrega de prémios, já tradicional nestas comemorações. Numa semana intensa, envolvente para professores de todos os níveis de ensino, alunos do ensino básico e outros actores, pretendeu-se colaborar na construção de uma escola humanizada onde dê gosto viver, aberta, virada para o exterior e com a participação de todos.
<< Home