quinta-feira, março 05, 2009

Clareza no pensamento e acção para o presente e o futuro

Vivemos tempos de incerteza, dificuldades de vária ordem. Está instalado um clima que nos retrai as expectativas quanto ao futuro. Não vão bem os negócios, o desemprego aumenta, há receio de comprar e receio de investir. Nestas condições, de facto, parece não ser possível ver com bons olhos o que está para vir.
Mas, ficamos parados, à espera do que acontece ou ... vamos desafiar a crise? Verdadeiramente não há nisto uma escolha: é preciso compreender o que se passa e agir. Ficar parado é tornar tudo ainda pior, lamentarmo-nos é tão só um exercício de masoquismo.

Assim, propomos que o contributo de todos se possa dividir em três vertentes distintas:
1. Clareza no pensamento – Trata-se de um conjunto de actividades que têm uma função formativa e, simultaneamente, prestam informações práticas:
a. pequenos artigos semanais, a publicar nos jornais a iniciar esta semana;
b. criação de um Blogue (
www.clarezanopensamento.blogspot.com) que procurará acompanhar mais frequentemente a actualidade;
c. programas de rádio, sob a forma de pequenos apontamentos regulares e ou debates em sessões públicas que gostaríamos se realizassem, por exemplo, na sede da Associação Comercial de Viseu (Vouzela).
2. Promover a Região de Viseu (Dão-Lafões) – É importante promover (entenda-se esta palavra por dar impulso a e difundir) o conjunto desta região, especialmente agora que já possui uma estrutura de coordenação, a CIMDL.
a. É importante que haja uma promoção da Região enquanto unidade territorial, nas suas vertentes fundamentais: enquanto Região-Lazer, Região-Investimento e Produção, Região-Espaço de Vida e Região-Inovação. É preciso fomentar uma Região dinâmica, com empresas e actividades modernas e inovadoras, com planos de acolhimento por parte das organizações públicas, com serviços de apoio adequados e sofisticados, com pessoas qualificadas, com capacidade de I&D, etc.
b. Simultaneamente, é preciso divulgar, publicitar esta Região; implementar uma acção de comunicação sistemática no exterior, em Portugal e no estrangeiro. É preciso enriquecer a presença da Região na internet e aproveitar os canais naturais de ligação às comunidades portuguesas no estrangeiro e de ligação aos municípios estrangeiros geminados.
c. Nos tempos que correm, é importante promover a Região:
i. enquanto lugar de consumo dos residentes – campanha do tipo “Compre na Região” ,
ii. mas também dos que nos podem visitar – campanha de promoção turística (que seja complemento e não substituto da campanha nacional em curso); organização de eventos (desde seminários, congressos, ou outros eventos de promoção territorial ou de produções locais)
3. Solidariedade – internamente, e constatando-se que aumenta o número de alunos com manifestas dificuldades financeiras, é necessário desenvolver acções no sentido de se encontrarem meios de os apoiar para o prosseguimento de estudos.


ESTV, 03Março2009
O Grupo Clareza no Pensamento

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