sexta-feira, dezembro 08, 2006

Demonstração da Conservação do Momento Angular

O desafio partiu de uma necessidade do Laboratório de Física da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV).
Construir uma plataforma rotativa, que juntamente com uma roda de bicicleta e uma pessoa demonstrasse a teoria da Física conhecida como “Conservação do Momento Angular”.
O Prof. Gabriel Afonso, juntamente com os alunos do 1º ano discentes da cadeira de “Introdução à Engenharia” dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial aceitou-o e todos colocaram mãos à obra.
Neste blog (www.conservacaodomomentoangular.blogspot.com), pretende ser um fiel relator de todo um processo, que colmatará na apresentação da solução encontrada, à comunidade académica da ESTV, no próximo dia 14 de Dezembro pelas 18:00 horas, no Auditório da ESTV.
Nele, irão encontrar a descrição das actividades efectuadas (desenho de peças, respectiva maquinagem, a montagem final e os seus ensaios), tudo devidamente acompanhado por fotografias dos alunos participantes no projecto.
Existirá também, uma leve abordagem teórica à conservação do momento angular, onde explicaremos (de forma simples), os principais conceitos da lei da física que pretendemos agora demonstrar.
Queremos, e esperamos, que este espaço ajude ao entendimento desta matéria, e que honre o trabalho efectuado por todos alunos envolvidos.

A comissão de divulgação
Site Meter