sexta-feira, setembro 22, 2006

Anunciado protocolo de cooperação com município de Cabo Verde

No próximo ano lectivo, alunos e professores da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) do ISPV poderão apoiar em termos educacionais a população de S. Filipe, na Ilha do Sal, Cabo Verde.
Este é pelo menos o desejo dos responsáveis desta unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viseu, que aproveitaram a presença do presidente da Câmara de S. Filipe em terras de Viriato para dar conta da total abertura para a assinatura de um protocolo nesse sentido, manifestada publicamente ontem, durante uma visita do autarca à Escola. Segundo o vice-presidente do Conselho Directivo da ESSV, José Costa, o objectivo é ajudar uma cidade irmã - S. Filipe está geminada com Viseu - na formação da sua população.
"A escola tem de estar aberta a estas oportunidades de cooperação", explicou o responsável, acrescentado que espera haver disponibilidade por parte de alunos e professores para tornar este "sonho" uma realidade, lembrando que se pretende alargar esta cooperação a outros países lusófonos, como por exemplo Angola e Moçambique.
O presidente da Câmara Municipal de S. Filipe, Eugénio Veiga, mostrou-se muito satisfeito com a disponibilidade da ESSV e lembrou que "num país pequeno, sem recursos naturais, a formação da população acaba por ter uma elevada importância".
O autarca lembrou que já existem protocolos com diversas escolas profissionais da região, sendo a de Torredeita (Viseu) a que mais estudantes cabo-verdianos acolhe actualmente e deu conta da vontade do Governo em construir uma Universidade Pública, no sentido de formar cada vez mais quadros, sendo a ajuda da ESSV "bem-vinda".
Cooperaçãocom centro clínicoNo sentido de aproveitar as sinergias existentes em Viseu, os responsáveis da ESSV convidaram para a visita o director clínico do Centro "Visage", Miguel Gonçalves, que também se mostrou aberto a uma cooperação com o município de S. Filipe, no que diz respeito à formação nas áreas da cirurgia maxilo-facial e saúde oral.
O responsável deu ainda conta da vontade de trabalhar com a ESSV no âmbito da investigação.
Site Meter