quarta-feira, junho 18, 2008

ISPV: Uma mão cheia de oportunidades

quinta-feira, junho 12, 2008

espectáculo de solidariedade na Aula Magna do Politécnico de Viseu



A 17 de Junho de 2008 (3ª Feira) vai ter lugar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu um espectáculo musical de solidariedade.

Esta iniciativa enquadra-se no Estágio Curricular do curso de Animação Cultural que Pedro Duvalle frequenta, tendo, como objectivo final, a produção de um espectáculo musical de angariação de fundos a favor de David Santos. Uma criança de 4 anos, oriunda de Vilar de Besteiros (Tondela - Viseu), que tem uma doença única no país (Doença de Sanfilippo), incurável e que necessita de tratamentos no valor de 14.000 euros/mês (medicamentos e consultas) para retardar a progressão dos sintomas, na esperança de uma descoberta rápida de cura.

O espectáculo principal estará a cargo de Pedro Duvalle, sendo realizado por volta das 21:30, no local acima mencionado, estando ainda confirmada a participação especial de Tiago Bettencourt, entre outros convidados.

Os bilhetes estão à venda na loja FNAC do Palácio do Gelo em Viseu e na Aula Magna do IPV no dia do concerto. O valor mínimo será de 5 Euros, sendo que, caso alguém queira contribuir com um valor acima deste, poderá fazê-lo no local do espectáculo no próprio dia.

Para a obtenção de mais dados em relação ao pequeno David, podem consultar
www.ajudem-o-david.org.

Informação complementar sobre Pedro Duvalle em
www.pedroduvalle.com.

A sua presença e/ou o seu apoio são fundamentais para este espectáculo e esta causa. Participe!

Muito obrigado.

Pedro Duvalle

terça-feira, junho 03, 2008

O teu futuro

Venha Tomar Café Connosco

segunda-feira, junho 02, 2008

Legislação corrigida

HÁ UM ANO QUE DOCENTE DO POLITÉCNICO DE VISEU VINHA ALERTANDO PARA O PROBLEMA
FINALMENTE CORRIGIDA LEGISLAÇÃO QUE OBRIGOU MILHARES DE PESSOAS A PAGAR MAIS, TODOS OS MESES, PELO SEU EMPRÉSTIMO PARA COMPRA DE CASA
Foi publicado o Decreto-Lei nº 88/2008 que vem, entre outros aspectos, revogar o disposto no famigerado artº 4º do Decreto-Lei nº 51/2007, que tanta tinta fez correr nos últimos meses e que obrigou, durante mais de um ano, milhares de pessoas a pagar, todos os meses, mais alguns euros pelo seu empréstimo para compra de casa (e não só).

Rogério Matias, docente da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu, começou a alertar para a infeliz redacção daquele artigo em Maio do ano passado. De então para cá, por diversas vezes se manifestou contra ela. Impunha-se, pois, ouvi-lo neste momento


P: Que comentários lhe merecem as alterações introduzidas com este Decreto-Lei?

R: Duma forma breve, direi que “mais vale tarde do que nunca”. As duas alterações mais significativas dizem respeito à forma como devem ser contados os prazos nos empréstimos, por um lado, e nos depósitos, por outro. Sem entrar em detalhes, direi que ambas são, em si mesmas, favoráveis ao cliente. Relativamente aos empréstimos, o que se faz agora é, no fundo, repor a situação vigente até à entrada em vigor do DL nº 51/2007, em Abril de 2007. A infeliz redacção do artº 4º desse diploma fez com que, durante mais de um ano, milhares e milhares de pessoas tenham estado a pagar mais alguns euros, todos os meses, sem qualquer justificação plausível. Apenas devido à infeliz redacção daquele artigo. Estou convencido que a intenção do legislador foi boa; o problema foi a redacção dada ao referido artigo. Duma forma simples, o que agora se faz é dizer que o ano “tem” 360 e não 365 dias, para efeitos de cálculo dos juros. Por outro lado, fica também expressamente referido que deve ser assumido como indexante a Euribor na base de 360 dias. Ou seja, repõe-se a situação que vigorava antes da publicação do referido DL nº 51/2007. Tardou, mas felizmente, resolveu-se.

P: Duma forma resumida, porque surgiu a polémica? A que se ficou a dever o facto de as pessoas terem andado a pagar, todos os meses, prestações mais elevadas do que deviam?

Em primeiro lugar convém referir que isso não aconteceu com todas as pessoas. Alguns bancos (poucos) optaram por manter os cálculos anteriores, certamente por entenderem que o disposto no artº 4º do DL nº 51/2007 era, para ser suave na apreciação, estranho. Muito resumidamente, a questão pode ser apresentada do seguinte modo: a prestação que o cliente paga mensalmente resulta de um cálculo matemático e depende do montante da dívida, do prazo do empréstimo e da taxa de juro aplicada ao mesmo. Esta é genericamente composta pela soma de duas parcelas: a taxa Euribor, que é no fundo uma média das taxas praticadas por algumas dezenas de bancos maioritariamente europeus e uma parcela variável (que depende de vários factores) a que normalmente se chama spread. Ora, tentando pôr as coisas de uma forma simples, no cálculo da taxa Euribor considera-se que o ano tem 360 dias, ou seja, no fundo, que todos os meses têm 30 dias. O mesmo acontecia com a taxa de juro aplicada ao empréstimo. Era uma prática generalizada, de utilização pacífica e muito cómoda em termos dos tais cálculos matemáticos que conduzem ao valor da prestação a pagar pelo cliente em cada mês, daí derivando algumas particularidades que, pela sua complexidade técnica, não vale a pena aprofundar aqui. O que importa é que, ao considerar que todos os meses têm 30 dias, é possível estabelecer uma prestação mensal constante, independentemente do facto de se tratar de meses de 30, 31 ou 28/29 dias. A prestação mensal só varia se e quando a taxa de juro aplicada ao empréstimo for revista e alterada. Como disse, isto era pacífico. A prática bancária há muitos anos que se regia por estes princípios de forma generalizada. Acontece que em Março do ano passado foi publicado o DL nº 51/2007 (7 de Março) cujo artº 4º dispunha textualmente o seguinte: “O cálculo dos juros aplicados aos contratos abrangidos pelo presente decreto-lei é feito tendo como referência 365 dias”. Era bom de ver, para quem tem alguns conhecimentos de Cálculo Financeiro, que esta redacção traria alterações à prática anterior. Alterações que, forçosamente, iriam prejudicar o cliente. Mais uma vez, para que o cidadão comum perceba, mesmo sem entrar em aspectos técnicos, basta dizer que, no fundo, anteriormente o cliente pagava 360 dias de juros por ano e, com esta alteração, passou a pagar 365 dias de juros por ano. Como disse, acredito que a intenção do legislador não fosse essa. Contudo, foi isso que passou para a letra da lei.

P: Considera que, como disse o Secretário de Estado da Defesa do Consumidor, houve uma “interpretação abusiva” do artigo 4º desse Decreto-Lei por parte dos bancos?

R: Não. Continuo a achar, como sempre disse, que a redacção incorre num erro grosseiro em termos de conceitos de Cálculo Financeiro. Não considero, de todo, que tenha havido, neste caso, uma “interpretação abusiva” por parte da banca. Aquela redacção permitiu (diria mesmo “impôs”) aos bancos a interpretação que fizeram e que, em termos práticos, fez com que os clientes pagassem uma prestação mais elevada, todos os meses, do que deveriam pagar. Recordo que comecei a chamar a atenção de diversas entidades e organismos para este aspecto em Maio do ano passado. Continuo a achar, como há um ano atrás, que a banca (de um modo geral) não só cumpriu o disposto nesse artigo, como o fez da forma mais “elegante” possível, ao manter a prestação constante através do ajustamento da taxa de juro, concretamente, da Euribor. Como referi, esta taxa é calculada e divulgada na base de 360 dias. O que a maioria dos bancos fez, para dar cumprimento ao infeliz artigo 4º do DL nº 51/2007 foi simplesmente ajustá-la à base de 365 dias, o que resultou, evidentemente, num valor superior. Outras duas possibilidades de dar cumprimento àquele artigo seriam passar a ter prestações variáveis de mês para mês ou ter que efectuar algum acerto de contas (entenda-se: pagamento adicional por parte do cliente) periodicamente ou de uma só vez . Daí eu considerar que a forma encontrada foi, apesar de tudo, a mais elegante. A nova redacção do artigo 4º estipula claramente que “o cálculo dos juros deve adoptar a convenção 30/360, correspondente a um mês de 30 dias e a um ano de 360 dias” e ainda que o mesmo deve acontecer com o indexante, concretizando que “sendo o indexante a Euribor, esta deve corresponder à sua cotação com referência a um ano de 360 dias” – tal como é divulgada. Já agora, deixe-me dizer o seguinte: ao longo dos últimos meses temos assistido a tomadas de posição simplesmente lamentáveis por parte de algumas entidades e organismos com responsabilidade, basicamente tentando justificar o injustificável, umas argumentando que se tratava de uma interpretação abusiva por parte da banca, outras vindo a público “exigir” a correcção da situação quando elas próprias, como consta no Preâmbulo do DL nº 51/2007, tinham sido “ouvidas” ou “consultadas” na redacção desse mesmo diploma!...

P: E qual é a segunda alteração agora introduzida?

É ao nível da contagem do tempo no caso dos depósitos, que passa a estar regulamentada e bem definida. A este nível, a legislação agora aprovada é, de per si e ceteris paribus, benéfica para o cliente, uma vez que é adoptada a base de cálculo Actual/360 para esse efeito. Esta é a forma de contagem do tempo que mais beneficia o aforrador. Repito: desde que tudo o resto se mantenha, nomeadamente, as taxas de juro. De todo o modo, acentuo que é uma medida que deve ser aplaudida. Não tanto pelo real impacto que vai ter para cada depositante, individualmente considerado, mas sobretudo pelo sinal que é transmitido ao mercado. De facto, trata-se de uma medida que clarifica e uniformiza a forma como devem ser calculados os juros dos depósitos, o que é duplamente vantajoso para o consumidor. Por um lado, passa a ser muito mais fácil estabelecer comparações entre diferentes ofertas bancárias; por outro, a base de cálculo adoptada é a mais vantajosa para o cliente na esmagadora maioria dos casos, apesar de, para o aforrador médio, isto se traduzir num benefício material de pouca monta. Por exemplo: um depósito de 1.000 euros constituído em 20 de Fevereiro passado e resgatado em hoje (29 de Maio), remunerado à taxa anual de 4%, rende actualmente 10,85 euros de juros; se já estivesse em vigor o novo regime, renderia 11,00 euros de juros.

Etiquetas: , ,

Exposição: "Viseu Viva"

De 2 a 6 de Junho de 2008, irá decorrer nas instalações da Loja Ponto JÁ, da Delegação Regional de Viseu do Instituto Português da Juventude, uma Exposição de cartazes e maquetes intitulada “Viseu Viva”.
Esta exposição, projectada pelos alunos do 4º ano do Curso de Comunicação Social (Ramo de Marketing), do Instituto Politécnico de Viseu, surgiu numa perspectiva interdisciplinar, na qual se procuram articular conteúdos das disciplinas “Atelier de Estratégias da Imagem e da Representação” e “Projecto de Relações Públicas”. Cada projecto representa um serviço ou actividade que, na perspectiva do seu autor, poderá contribuir para a criação de uma Imagem de Marca da cidade. Os trabalhos assumem-se assim como uma reflexão sobre a cidade que nos acolhe, identificando o seu potencial nas mais diversas vertentes e apresentando propostas criativas para a visibilidade e valorização da mesma.”

VI Colóquio do Curso de Comunicação Social

Seminário: Matemática na Educação Básica

Realiza-se, no próximo dia 4 de Julho, na Aula Magna do IPV, o Seminário "Matemática na Educação Básica" ver em www.esev.ipv.pt/mat1ciclo .

Etiquetas:

4º CONGRESSO dos ALUNOS da Escola Superior de Educação de Viseu



4º CONGRESSO dos ALUNOS da Escola Superior de Educação de Viseu

Ciente da importância da formação criativa e de investigação no actual panorama do ensino superior português, quer enquanto contributo para o projecto de formação dos alunos quer enquanto instrumentos úteis para a sua futura vida profissional, a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) promove a organização de um congresso vocacionado para a divulgação e discussão da produção de conhecimento e práticas diversificadas dos seus formandos. Espera-se ver reflectida a qualidade da formação da ESEV e a sua capacidade de responder e antecipar desafios que a caracterizam desde a sua criação, que assim se vê celebrada nas comemorações dos seus aniversários.

10.º MatViseu



A 4 de Julho do corrente ano terá lugar, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, mais um MatViseu, este ano o 10ª de uma série que teve início em 1997. Desde então este encontro tem marcado presença entre nós, criando uma oportunidade de troca de experiências, conhecimentos, ideias, enfim, uma oportunidade de convívio e discussão entre pessoas com gosto pela Matemática. Trata-se de uma organização conjunta do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu e da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Etiquetas:

Sistema da Qualidade implementado




O sistema da qualidade implementado nos Serviços Centrais do Instituto Superior Politécnico de Viseu, nomeadamente na gestão dos recursos humanos, gestão das infra-estruturas e ambiente de trabalho, gestão do aprovisionamento, gestão da cooperação institucional internacional, gestão da divulgação, imagem e eventos, gestão da assessoria, publicações e orientação vocacional, gestão dos serviços informáticos, prestação de apoio jurídico e emissão de cartas de curso acaba de ser certificado pela sua conformidade com os requisitos da NP EN ISO 9001:2000.
A cerimónia de recepção do certificado de conformidade será brevemente anunciada.
Esta é uma informação da responsabilidade do Gabinete da Qualidade dos Serviços Centrais do ISPV.
Site Meter