segunda-feira, abril 30, 2007

Ao ritmo da rua

Alidanças
Ao ritmo da rua
5 de MAIO na Aula Magna no Instituto Politécnico de Viseu








www.alidancas.blogspot.com

Etiquetas: ,

Jornadas em Emergência

"Na Rodagem do Trauma"
15 e 16 de Junho de 2007
Aula Magna do ISPV


Etiquetas:

sexta-feira, abril 27, 2007

Politécnico TV

- A politécnico tv acompanhou o Desfile Académico 2007;


- Mais de 1200 pessoas foram recebidas no Politécnico de Viseu, durante os Dias Abertos do ISPV;


- Exposição de Grácio Freitas inserida no ciclo "Venha Tomar Café Connosco";


- Pela primeira vez na Península Ibérica, investigadores portugueses e espanhóis participaram no Congresso Científico de Artes Marciais e Desportos de Combate


WWW.IPV.PT/VTV

Etiquetas:

VISEU Gourmet

A Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu foi o palco da sessão de abertura do Viseu Gourmet, que se iniciou com um seminário sobre "Turismo com Sabores".




Etiquetas: , ,

terça-feira, abril 24, 2007

Dia da Ciência na ESAV

Decorreu ontem, segunda-feira 23 de Abril de 2007, na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viseu o Dia da Ciência.
Cerca de 200 jovens das Escolas Secundária Alves Martins de Viseu e Profissional de Carvalhais participaram em várias Actividades Científicas sobre diferentes áreas temáticas “Segurança e Qualidade Alimentar, Anatomia Animal, (Micro)biologia Agronómica, Tecnologias de Informática”.
Desportos Radicais, percursos na Quinta da Alagoa foram algumas das actividades que se realizam durante este Dia da Ciência.


Etiquetas: , ,

sexta-feira, abril 20, 2007

Dia da Ciência na ESAV

Na próxima segunda feira, 23 de Abril de 2007, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viseu promove o Dia da Ciência.
Cerca de 200 jovens das Escolas Secundária Alves Martins de Viseu e Profissional de Carvalhais vão participar em várias Actividades Científicas sobre diferentes áreas temáticas “Segurança e Qualidade Alimentar, Anatomia Animal, (Micro)biologia Agronómica, Tecnologias de Informática”.
Desportos Radicais, percursos na Quinta da Alagoa são algumas das actividades que se realizam durante este Dia da Ciência, com início marcado para as 9:00h para recepção e apresentação da ESAV.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, abril 19, 2007

Congresso Científico de Artes Marciais: conclusão geral

CONGRESSO CIENTÍFICO DE
ARTES MARCIAIS E DESPORTOS DE COMBATE
Viseu – Portugal
13 e 14 de Abril de 2007
Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu


CONCLUSÃO GERAL

Nº total de participantes: 154
Congressistas: 128
Conferencistas: 26
Realizou-se em Viseu a primeira edição do Congresso Científico de Artes Marciais e
Desportos de Combate [CCAMDC] a 13 e 14 de Abril de 2007, sob organização da Área
Científica de Educação Física e Desporto da Escola Superior de Educação de Viseu, em colaboração com o Instituto Politécnico de Viseu e ADIV, tendo tido ainda o apoio da Câmara Municipal de Viseu.
Marcando os 100 anos de Artes Marciais Asiáticas em Portugal, uma boa parte da comunidade científica inerente às artes marciais e desportos de combate, envolvendo 26 investigadores de Karaté, Judo, Luta, Kendo, sem descurar as lusitanas Galhofa e Jogo do Pau (Esgrima Lusitana), vieram discutir várias temáticas de relevância científica, tendo sido apresentados estudos sobre os diversos factores a gerir nos processos de ensino e treino de artes marciais, nomeadamente os factores físico, técnico, táctico, psicológico e sócio-cultural.
A grande conclusão é a de que existe uma discussão científica profunda em torno do objecto de estudo definido como “Acção Motrícia de Combate Institucionalizado”, assumindo-se que a diversidade dos contextos de prática relevante são uma das faces visíveis aos mais diversos níveis de estimulação e desenvolvimento humano bio-psico-social, sendo hoje importantíssimo o conhecimento das várias facetas multidimensionais envolvidas, pelo que urge lutar contra a ignorância que ainda impera em muitos olhares sobre estas temáticas.
O nível das conferências e comunicações proferidas foi excelente, já que se trataram maioritariamente de investigadores com graus académicos de doutor, mestre e licenciado, com uma visão científica própria sobre o objecto de estudo em discussão.
Seis dos conferencistas vieram de Espanha, representando as Universidades de Barcelona, de Léon, de Las Palmas e de Castilha La Mancha. Os restantes representaram instituições como a Faculdade de Motricidade Humana, a Faculdade de Desporto do Porto, a Universidade da Beira Interior, a Escola Superior de Educação de Viseu, a Escola Superior de Educação de Bragança, a Escola Superior de Comunicação Social, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, a Universidade Lusófona e o Instituto de Novas Profissões.
A parceria confirmada de Federações com Utilidade Pública desportiva e respectivas associações de Treinadores como é o caso do Judo, Luta, Karaté, Kickboxing, Boxe e Artes Marciais Chinesas, além de federações sem utilidade pública desportiva como é o caso do Kendo e do Jogo do Pau permitiu a praticantes e treinadores contactarem com a investigação feita na área.
Também se contou com a parceria científica internacional, com relevo para o Journal of Asian Fighting Arts (Revista de Artes Marciales Asiáticas), que é indexada ao Sportdiscus, através da presença do Prof. Doutor Carlos Gutiérrez Garcia, Investigador e Editor Espanhol, tendo, por impedimento de última hora faltado o Dr. Eric Margnes, secretário da ARRESCAM (Association de Réflexion et de Recherche sur les Sports de Combat et les Arts Martiaux) associação responsável pelas JORRESCAM (Journées de Réflexion et de Recherche sur les Sports de Combat et les Arts Martiaux) que já editou o seu 8º Colóquio em França.
Todos querem já a preparação da segunda edição, mas até lá, urge publicar uma brochura científica com as comunicações proferidas.


Etiquetas: , , ,

quarta-feira, abril 18, 2007

Tomadas de Posse

politécnico tv - actualidade

:: Nos Serviços Centrais, o presidente do Politécnico de Viseu conferiu posse a novos elementos de órgãos de gestão de Escolas integradas no ISPV.

Ver Televisão em Viseu em www.ipv.pt/vtv
_________________________________

Etiquetas:

terça-feira, abril 17, 2007

Começou a “Viagem”

O Politécnico de Viseu está de braços abertos a receber os mais de 1 200 participantes, entre alunos, professores e psicólogos, oriundos de Escolas Secundárias e Profissionais de três distritos – Viseu, Coimbra e Guarda, que o visitam durante estes dias.
As E.B. 2,3 D. Luís de Loureiro e E.B. 2,3 do Viso, ambas de Viseu, abriram a viagem pelo mundo Politécnico de Viseu.

O evento através de visitas guiadas às Escolas Superiores e aos Serviços Centrais do ISPV, um conhecimento mais abrangente de todas as facetas do ensino superior público da região. Do programa constam ainda recepção, distribuição de material informativo e promocional do Politécnico de Viseu, actuação da Tuna do ISPV, visita guiada aos Estúdios de Televisão e às Residências de Estudantes que estão implantadas no Campus, onde coexistem com infra-estruturas educativas e desportivas.














Etiquetas:

segunda-feira, abril 16, 2007

VISEU Gourmet

A Região de Turismo Dão-Lafões, em colaboração com o Curso de Turismo da ESTV, estão a organizar o evento VISEU GOURMET.
Este evento tem por objectivo a mostra da arte culinária tradicional, através da preparação de variadas maravilhas culinárias por grandes CHEFS nacionais e internacionais, a degustação dos sabores, tertúlias e muito mais.
É uma oportunidade para descobrir sabores e segredos da cozinha e do mundo GOURMET no Solar do Vinho do Dão, de 27/4 a 1/5. As inscrições podem ser feitas on-line, através do site
www.viseugourmet.com
O programa do SEMINÁRIO TURISMO COM SABORES, a realizar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu é o seguinte:

Sexta-feira, 27 de Abril

Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu - Campus Politécnico, Repeses, Viseu
14h30 - Sessão de Abertura
Secretário de Estado do Turismo (a confirmar)
Presidente da Câmara Municipal de Viseu
Presidente do Instituto Politécnico de Viseu
Presidente da Região de Turismo Dão Lafões

15h00 - A Importância do Aeroporto Francisco Sá Carneiro
para o Desenvolvimento Económico e o Turismo na Região
Dr. Fernando Vieira, Director do Aeroporto Francisco Sá Carneiro

15h30 - Turismo de Experiências – A Vida é Bela
Dr. António Quina, Director de Marketing da Maritz

16h00 - Viagens às Capitais de Grandes Vinhedos - Experience the Best...
Rede de Agências de Viagem nas capitais do vinho GWC
Especialistas a la Carte!
Dr. João Marinho Falcão Vinitur

16h30 - Pausa para café

16h45 - A Gastronomia e Vinhos Como um dos Produtos Estratégicos para o
Desenvolvimento do Turismo na Região
Representante do Turismo de Portugal, i.p.

17h15 - Debate - moderado por Clube Gourmet/Jornal Expresso (Dr.ª Maria João de
Almeida)

18h00 - Sessão de encerramento
Presidente do Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa
Presidente da Direcção da ANRET - Associação Nacional das Regiões de Turismo
Presidente do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, i.p (a confirmar)

Etiquetas: , ,

Dia do Departamento de Engenharia Civil

Na continuação do sucesso dos anos transactos, o Departamento de Engenharia Civil, da Escola Superior de Tecnologia, do Instituto Politécnico de Viseu, promove, no dia 19 de Abril de 2007, o seu dia do Departamento. Tendo por tema os “Novos requisitos e tecnologias para a habitação”, as conferências serão divididas em dois blocos principais: de manhã, através da realização de palestras que abordarão a temática “Novas tecnologias na construção”, e durante o período da tarde a realização de conferências que abordam a temática do novo Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), DL 80/2006, de 4 de Abril.

Por razões afectas à organização, solicitamos a confirmação de presença até ao dia 17 de Abril (data limite). Para a confirmação da sua presença, bem como para qualquer esclarecimento adicional, a Comissão Organizadora encontra-se contactável através do telefone 232 480586/00 (Eng.ª Célia Botelho) ou por e-mail cbotelho@dcivil.estv.ipv.pt, jpadrão@dcivil.estv.ipv.pt , albuquerque@dcivil.estv.ipv.pt; nraposo@dcivil.estv.ipv.pt e amffo@dcivil.estv.ipv.pt .

WWW.ESTV.IPV.PT

Etiquetas: ,

sexta-feira, abril 13, 2007

Politécnico de Viseu acolhe mais de 1 200 visitantes

Dias Abertos 2007

O Politécnico de Viseu, de braços abertos à comunidade, recebe nos próximos dias 17, 18, 19 e 20 de Abril mais de 1 200 visitantes, provenientes de 18 Escolas Secundárias, Profissionais e Básicas do 3º Ciclo dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra.

Centro de Formação Profissional de Viseu do IEFP
EB 2,3 D. Duarte – Viseu
E.B. 2,3 D. Luís de Loureiro – Viseu
E.B. 2,3 do Viso – Viseu
Profissional Agrícola de Lamego
Profissional de Gouveia – Guarda
Profissional de Sernancelhe – ESPROSER
Profissional de Tondela
Profissional de Torredeita – Viseu
Profissional Mariana Seixas – Castro Daire
Secundária Alves Martins – Viseu
Secundária de Cinfães – Prof. Dr. Flávio Resende
Secundária de Emídio Navarro – Viseu
Secundária de Penalva do Castelo
Secundária de São Pedro do Sul
Secundária de Tábua – Coimbra
Secundária de Tondela
Secundária de Viriato – Viseu


Dos 1 210 visitantes:

1 100 Alunos

660 – 12º Ano e 3º ano do ensino profissional
240 – 11º Ano e 2º ano do ensino profissional
200 – 9º Ano

110 professores e psicólogos

Esta quarta edição dos Dias Abertos do Politécnico de Viseu tem como objectivo mais lato proporcionar aos alunos, professores e psicólogos, através da observação presencial, um conhecimento mais abrangente de todas as facetas do ensino superior público da região, possibilitando-lhes uma visita guiada às cinco Escolas Superiores do ISPV em plena actividade – Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (as salas de aula, os laboratórios, os centros de documentação e informação, os centros de informática, os auditórios, os pavilhões oficinais, entre outras valências, exposições e actividades lúdico-pedagógicas diversas).
Do programa constam ainda a recepção nos Serviços Centrais do Instituto, a distribuição de material divulgativo da Instituição, a apresentação do programa por parte dos Guias, a actuação da Tuna do ISPV, as visitas guiadas à Aula Magna, CAFAC e aos Estúdios de Televisão.
Por parte dos Serviços de Acção Social, outra unidade orgânica do Politécnico de Viseu, serão mostradas as Residências de Estudantes que estão implantadas no Campus, onde coexistem com infra-estruturas educativas e desportivas.
Os visitantes participam ainda num programa de divulgação institucional, que decorre em paralelo.



Joaquim Amaral / Ester Araújo– Gabinete de Publicações do ISPV

Etiquetas:

quinta-feira, abril 12, 2007

1º Congresso Científico de Artes Marciais e Desportos de Combate

CONGRESSO CIENTÍFICO DE
ARTES MARCIAIS E DESPORTOS DE COMBATE
Viseu – Portugal
13 e 14 de Abril de 2007
Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu

PROGRAMA DEFINITIVO
Sexta-feira dia 13 de Abril

10:00 – Cerimónia de Abertura (presidida pelo Prof. Doutor João Pedro de Barros, presidente do IsPV, ladeado pelo Dr. Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu. )
10:30 – O Objecto de Estudo das Artes Marciais e Desportos de Combate
Prof. Doutor Abel Figueiredo (ESE – Viseu)
10:40 – A Sistemática dos Desportos de Combate e Artes Marciais
Prof. Doutor Fernando Almada (UBI – Covilhã)
11:00 – Intervalo
11:20 – Temas de Investigação Sociológica da Prática de Karaté e seus Significados
Prof. Doutor Alan Stoleroff (ISCTE – Lisboa)
11:40 – Referências sobre a introdução das Artes Marciais Asiáticas em Portugal
Prof. Doutor Carlos Gutiérrez (Univ. León – Espanha)
12:00 – Intervalo
12:20 – Estudo Exploratório das Monografias Sobre AM em Espanha (1906-2006)
Mestre Mikel Pérez (Univ. León – Espanha)
12:40 – Estudo Sociológico Sobre o Karaté em Portugal
Mestre Vitor Rosa (ISCTE – Lisboa)

13:00 – Intervalo para Almoço

15:00 – Mesa Redonda / Painel Debate
O Treino Multifactorial em Artes Marciais e Desportos de Combate
Abel Figueiredo (ESE – Viseu) – Integração de Factores
Fernando Torres Baenna (Univ. Las Palmas – Espanha) – Integração de Níveis
António Oliva (CICAC – Madrid) – O Combate Supremo
15:45 – Intervalo
16:00 – Planeamento e Periodização do Treino em Luta: Elite versus Formação
João Costa / Joana Rodrigues / Kevin Vieira / Tânia Santos / Vânia Alves
Dr. Paulo Martins (FMH-UTL)
16:15 – O Resultado da Aprendizagem na Lógica do Combate
Dr. Paulo Martins (FMH-UTL)
16:30 – Percepção&Acção na Prática do Karaté
Dr. Bruno Rosa (Univ. de Barcelona)
16:50 – Intervalo
17:10 – Estratégia motriz em Shiai Kumite - Karaté
Prof. Doutor Fernando Torres Baenna (Univ. Las Palmas – Espanha)
17:30 - 18:30 – Debate alargado conclusivo com todos os conferencistas participantes


Sábado dia 14 de Abril

09:30 – Reabertura do Congresso
09:40 – Liderança, Poder e Autoridade do Treinador
Mestre Armando Inocentes (PGKS)
10:00 – Desporto no Feminino: Todos ao Karaté
Carla Sousa (FPCE-UC)
10:20 – A Dopagem no Desporto
Dra. Ana Brilha (INP)
10:40 – Intervalo
11:00 – Biomecânica do Gyaku-Zuki e do Mawashi-Geri
Dr. Gonçalo Esteves (CIPER FMH – UTL)
11:20 – Avaliação da Potência em Judocas e Karatecas de Elite
Mestre Luís Monteiro (ULHT / FPJ)
11:40 – A Intensidade de Esforço em Kumite – Karaté
Mestre José Mário Costa (FADE-UP)
12:00 – Intervalo
12:20 – 13:00 – Debate alargado conclusivo com os conferencistas participantes

13:00 – Intervalo para Almoço

15:00 – Mesa Redonda / Painel Debate – O Jogo do Pau e a Galhofa
A Galhofa – jogo tradicional de luta do Nordeste Transmontano / Prof. Doutor José Bragada (ESE – Bragança)
Retrato da Esgrima Lusitana: História, Técnica e Futuro da Arte / Dr. Luís Preto (APJP)
Jogo do Pau – Uma vida de Prática / Nuno Russo (APJP)
15:45 – Intervalo
16:00 – As Artes Marciais / Desportos de Combate e a Educação Física Escolar
Prof. Doutor Abel Figueiredo (ESEV) / Dr. Bruno Rosa
16:20 – Mitos e Paradoxos do Desporto
Mestre Armando Inocentes (PGKS)
16:40 – Intervalo
17:00 – Artes Marciais – Um Património Cultural a Preservar
Engenheiro José Patrão (AAPJ)
17:20 – Processos Culturais Reversos nas Técnicas de Combate
Dr. Rui Simões (ESCS-IPL)
17:40 – 18:30 – Debate alargado conclusivo com todos os conferencistas participantes
18:30 – Encerramento do Congresso

Área Científica de Educação Física e Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu
Rua Maximiano Aragão

3504-501 Viseu
Portugal
Telefone 232 419 000

Fax 232 419 002
email: abel.figueiredo@esev.ipv.pt

Etiquetas: , ,

Site Meter