sexta-feira, março 30, 2007

Comunicado do CCISP

O Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos reunido hoje em Viseu procedeu a uma cuidada análise do processo em curso de reforma legislativa tendo aprovado um documento que enuncia um conjunto de propostas que entende que os diplomas a aprovar pelo Governo ou pela Assembleia da República não poderão deixar de consagrar.

O CCISP emitiu, ainda, parecer sobre o Projecto de Decreto-Lei que regula o reconhecimento dos graus académicos estrangeiros e sobre a Proposta de Lei da Avaliação, tendo aprovado dois documentos a enviar ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

O CCISP apreciou ainda a actual situação da Universidade Independente, que considera particularmente grave e atentatória dos direitos e do respeito devido aos alunos.
O CCISP considera que a Universidade Independente está ferida de morte e entende que em defesa dos legítimos interesses dos actuais e dos antigos alunos se deverá proceder de imediato ao encerramento compulsivo daquela Universidade devendo o MCTES criar as condições necessárias à transferência dos alunos para outras instituições públicas e privadas.

O CCISP considera, por último, dever referir que há muito se justificava a intervenção do MCTES na Universidade independente a qual não poderia ter deixado de ter lugar se o Governo tivesse retirado, como lhe competia, as devidas consequências da apreciação negativa e das recomendações constantes dos relatórios da avaliação promovida pelo sistema nacional de avaliação (CNAVES) aos cursos da Universidade Independente.

CCISP, Viseu, 30 de Março de 2007

Etiquetas: ,

Alguns prós e contras do Sistema Educativo português

É mesmo difícil, diria que é uma missão impossível prever, como nos é proposto, que tipo de Educação para Portugal em 2007. Com tantas leis (despachos, portarias, decretos-lei...) emanadas pelo Governo o sistema português da Educação mais parece a floresta Amazónica, tal o emaranhado que se gerou. Umas vezes temos a centralização do sistema para logo a seguir se avançar para a descentralização ou, o que é mais grave, para situações assim-assim. Nem carne, nem peixe.
Vivem-se realmente tempos muito difíceis para a Educação em Portugal. Infelizmente, tal afirmação não nos conduz a padrões de surpresa. Foi sempre desta forma. Atente-se no facto de, desde 1870 até 2007, terem existido no nosso País qualquer coisa como 113 ministros em 137 anos, o que conduz à média de 0,8 ministros por ano. Verdadeiramente espantoso! E desde Abril de 74 a 2007, 32 ministros, o que nos atribui a incrível média de 1,1 ministros por ano.
Assim, realmente, não vamos a lado nenhum.
Depois da reforma de Veiga Simão, Lei n.º 5/73, infelizmente ainda não totalmente regulamentada, e já lá vão 34 anos, o País entrou numa fase incaracterística com altos e baixos, avanços e recuos, em muitos casos perfeitamente incompreensíveis. Se, em muitos aspectos, o prejuízo não foi de grande monta, em muitos outros os prejuízos foram manifestamente gravosos para a Educação e Formação dos portugueses.
Tal situação, motivou um afastamento em relação às realidades educativas dos nossos parceiros europeus, conduzindo-nos a enormes dificuldades de compatibilização com outros sistemas e aumentando as actuais dificuldades com a estabilização prevista pela Declaração de Bolonha.
A fragilidade que, de então até hoje se viveu em Portugal, foi até permitindo que o nosso sistema educativo variasse em função da formação do Ministro no poder. Ministro com formação francesa, sistema educativo marcado pela formação científica do Ministro. Ministro com formação inglesa ou americana, sistema próximo do inglês ou do americano. Tal situação não permitiu nunca que a nossa idiossincrasia motivasse e fundamentasse a nossa lei fundamental no que concerne à Educação.
Parece que a actual equipa ministerial pretende, e em alguns casos está a conseguir, modernizar o nosso sistema de Educação/Formação, ultrapassando as brutais dificuldades que se reconhecem em virtude do atraso endémico em que o nosso País se encontrava. Mas há que fazer mais, melhor e mais rápido. Tal situação ainda hoje se reflecte em muitas instituições de ensino superior que entendem que o problema das línguas não é relevante para a formação dos nossos alunos.
Aqui reside uma das importantes medidas na área da Educação ao nível do ensino básico ao ser introduzida a língua inglesa no período da formação do 1º Ciclo. Em muitos países da comunidade europeia é mesmo considerado como de enorme relevância o domínio das línguas, permitindo aos alunos desses países a possibilidade de, para além de outras, fazer autoformação recorrendo a moderna tecnologia em que incluímos, obviamente, a Internet.
Tenho esperança que o nosso País, já em 2007, possa continuar a dar passos muito significativos em direcção aos objectivos da Agenda de Lisboa, permitindo que se gere mais e melhor conhecimento para um País mais desenvolvido económica e culturalmente.
No que concerne ao Ensino Superior, está previsto um conjunto de resoluções que poderá vir a colmatar e a corrigir muitas das asneiras que foram sendo cometidas durante vários anos, nomeadamente no pós-Abril de 74.
Entre as medidas que poderão retemperar o sistema ao nível do Ensino Superior poderemos pôr em evidência a criação da Agência Nacional de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior, a Lei sobre a Autonomia do Ensino Superior, bem como a Lei sobre a Gestão e Regulação do Sistema e, ainda, as revisões dos Estatutos da Carreira Docente Universitária, Politécnica e de Investigação. De relevância também a garantia da mobilidade efectiva, devidamente desburocratizada a nível nacional e internacional.
Apesar de tudo, ainda encontramos no Ensino Superior medidas que, não sendo muito animadoras, são já prenúncio de alguma sintonia com os sistemas dos nossos parceiros comunitários.
António Barreto, sociólogo e professor universitário, que tem uma visão muito esclarecida sobre a problemática da Educação/Formação, escreveu na Revista do Expresso, de 04/03/2007, que do ponto de vista do esforço nacional, o pior é mesmo a Educação.
Sabemos que tem existido por parte dos vários governos nos últimos 30 anos um esforço para consertar o que está mal. Mas é um esforço arrefecido, já que os resultados continuam a tardar. Diz-se hoje uma coisa e faz-se amanhã outra. Acordamos sempre sobressaltados no dia seguinte com o que pode vir a acontecer aos nossos alunos. Sabemos que a Educação é um acto político por excelência, mas tanta política começa a deixar-nos confundidos e tristes. Há mesmo quem se atreva a afirmar que a política é a arte de mentir a propósito.
Por isso, Churchill questionado sobre a qualidade que os políticos deveriam ter respondeu: “a capacidade de predizer aquilo que vai acontecer amanhã, daí a uma semana, no mês e no ano seguinte. E ter a capacidade, no fim, de explicar porque não aconteceu nada assim”. Dirão uns que é a política. Diremos nós que é precisamente a sua ausência naquilo que ela deveria ter de ética à boa imagem da antiga Grécia.
Aquilo a que temos assistido na política em geral, e na Educação em particular, é um pouco a imagem que nos deixa as palavras de um dos maiores políticos mundiais.
Vamos fazer assim, ou talvez não. Por isso, bem se compreenderá que não é possível prever com clareza o que vai acontecer à Educação em 2007. Consideramos mesmo, como o afirmámos em título, que essa missão é verdadeiramente impossível.
Ou talvez não.

João Pedro Antas de Barros*

*Licenciado em Ciências Históricas;
Mestre em Ciências Sociais;
Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Administração e Planeamento Educacional.


Etiquetas: ,

quinta-feira, março 29, 2007

Reunião plenária do CCISP

Realiza-se no Instituto Superior Politecnico de Viseu, no dia 30 de Março de 2007, pelas 10h a reunião plenária do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

Este Órgão vai passar em revista as questões mais importantes no ensino actualmente.


O que é o CCISP

Criado em 1979, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
- CCISP - é o órgão de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico.
- Integram-no os institutos superiores politécnicos públicos, através do seu presidente, bem como as escolas superiores não integradas, através do seu director ou presidente do conselho directivo.
- Tem por competências pronunciar-se sobre todas as matérias relacionadas com este sistema de ensino, não só no plano legislativo, mas também no plano orçamental, dando, ainda, o seu contributo no desenvolvimento do ensino, da investigação e cultura.


Sitio na Internet: www.ccisp.pt

Etiquetas:

apresentação pública do livro: “Instituto Superior Politécnico de Viseu – Investigação Científica: Doutoramentos/Em Doutoramento/Mestrados/Em Mestrado

O Politécnico de Viseu publicou em Novembro de 2005 um livro onde se referenciavam 50 trabalhos de investigação para a obtenção do grau de Doutor de docentes da Instituição. A publicação “Instituto Superior Politécnico de Viseu – Investigação Científica. Doutoramentos: Temas e Resumos”, em edição bilingue (português e inglês), condensa em si as áreas de doutoramento, especializações, título da tese de dissertação e data de defesa da mesma, bem como os resumos/abstracts dos professores do ISPV com doutoramento concluído até ao final do ano lectivo 2004/2005. A cerimónia pública de apresentação, ocorrida a 9 de Março de 2006, foi presidida pelo senhor Director-Geral do Ensino Superior, Professor Doutor António Morão Dias.
Com edição de Novembro de 2006, o livro “Instituto Superior Politécnico de Viseu – Investigação Científica: Doutoramentos/Em Doutoramento/Mestrados/Em Mestrado” terá a sua apresentação pública no dia 30 do mês de Março de 2007.
Esta publicação sistematiza pela primeira vez a investigação científica de todo o corpo docente com vínculo ao Instituto Superior Politécnico de Viseu: 64 Teses de Doutoramento / 100 Dissertações de Doutoramento / 238 Teses de Mestrado / 60 Dissertações de Mestrado.

A dinâmica científica que se instalou no Instituto Superior Politécnico de Viseu permite pensar numa evolução positiva rumo à qualidade formativa que se exige num país que, definitivamente, quer trilhar os tortuosos e difíceis caminhos de Bolonha.

Tal determinação exige, obviamente, um enorme esforço de todos os actores do acto educativo/formativo, nomeadamente os professores. E não encontramos nenhuma métrica que permita avaliar a qualidade que não seja através das respectivas graduações científicas. Voon Shiller ao vincular-se à ideia de que muitos julgam segundo a aparência e muito poucos segundo a essência pretendeu, assim pensamos, comunicar-nos que só através de grande qualidade poderemos atingir a excelência pretendida.

Nesta perspectiva se têm orientado as nossas preocupações, ajudando a construir nesta casa uma nova mentalidade motivadora para todos quantos nela exercem uma actividade científica, social e artística, caracterizadora de uma relevante evolução antropológica.

Sabemos, hoje, que o mundo é plano e que, de acordo com esta constatação, só se evolui através da permanente procura do encontrável, do que se transforma na esclarecida perspectiva de Lavoisier. Só a formação e evolução científica o permitirá. Por isso renegaremos sempre uma instituição que apenas aspire a ter professores que vivam numa espécie de quinta dimensão entre o mundo plano e o meio plano (Friedman, Thomas. O Mundo é Plano, pág. 421).

Uma instituição só terá visibilidade epistemológica positiva se os seus professores tiverem no seu horizonte como objectivo atingir a excelência através da permanente evolução científica e também pedagógica.Este opúsculo pretende dar a conhecer à nossa comunidade o trabalho de investigação realizado pelos nossos professores com o objectivo de obter graduações.

Num arco temporal de meses teremos atingido a centena e meia de doutores e as três centenas de mestres. Não sendo ainda o óptimo é já o muito razoável para uma instituição tão jovem como a nossa.

A espera de uma alegria, também é uma alegria e é com este estado de espírito que cumprimento todos quantos continuam a trabalhar cientificamente para que consigamos um país mais culto e, por isso, mais moderno e mais competitivo na perspectiva da agenda de Lisboa (2000).
Prefácio (Prof. Doutor João Pedro de Barros – Presidente do ISPV)


livro online

Revista Polistécnica n.º 12

A presente edição da revista Polistécnica apresenta-se com um novo grafismo, acompanhando a recém-criada imagem da informação do Politécnico de Viseu, já disponível em todos os canais de comunicação.

A este novo conceito gráfico da publicação, vem juntar-se um reforçado "investimento" na informação, que se justifica, face ao contínuo desenvolvimento da Instituição, sempre em crescendo. Também nas suas seis Unidades Orgânicas, muito se vai fazendo em termos de investigação e de valorização do seu corpo docente.

Ao nível de conteúdos, o enfoque desta edição vai para as comemorações do "Dia do ISPV e Abertura Solene do Ano Académico 2006/2007". Um dia vivido em pleno, em que o Presidente da Instituição quis "prestar contas" do trabalho feito e onde também se agraciaram individualidades de referência com a Medalha de Ouro do ISPV. O programa foi ainda enriquecido com a inauguração de duas importantes obras - Centro de Animação e Formação em Artes Cénicas e requalificação da Escola Superior de Saúde.

Publicamos, igualmente, dois artigos de opinião do Presidente do ISPV, Prof. Doutor João Pedro de Barros. Um onde faz uma retrospectiva do ano de 2006, outro onde aborda os temas mais candentes em agenda para o ensino superior em 2007.
A Cooperação Internacional, a Actividade Editorial, a Cultura e os novos Alunos do ISPV 2006/2007 são também destaques desta edição.

Outros eventos de relevo para a Instituição são, igualmente, dados à estampa, tais como o X Aniversário do curso de Engenharia do Ambiente, a participação da Equipa Orion em programa da RTP, a Lan Party, que decorreu no Pavilhão Multiusos da nossa cidade, o Congresso Reabilitar para a Vida, entre outras iniciativas de um Politécnico em movimento.
Releva-se, também, o Centro de Enfermagem Veterinária, infra-estrutura que vem dotar a Escola Superior Agrária com novas condições, que visam, especialmente, o apoio ao curso homónimo em funcionamento.

Têm, ainda, lugar nestas páginas as Provas Académicas realizadas por docentes no último semestre de 2006, bem como as tomadas de posse de novos órgãos dirigentes das Escolas do ISPV.
Nesta edição de Polistécnica faz-se também referência à Vida Estudantil, com destaque para as actividades da TUNADÃO 1998 e da Associação de Estudantes da ESTV.

Enfim, através de Polistécnica, dá-se a conhecer um leque de acontecimentos, acontecidos ou projectados no âmbito do Politécnico de Viseu, que continuam a reflectir o pulsar da vida da Instituição.

Etiquetas:

Politécnico coopera com instituição de Solidariedade Social

A vertente solidária faz parte da matriz genética do Politécnico de Viseu, conforme o plasmado nos seus estatutos “na cooperação com a comunidade, numa base de reciprocidade, tendo por base o conhecimento dos problemas do mundo actual…”.
Tendo esse princípio sempre bem presente, o ISPV estabeleceu com a associação Vários – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, com sede em Tondela, uma proposta de estágio de um jovem daquela instituição nos serviços Centrais do Instituto. A Vários tem como nobre missão ajudar a inserir jovens portadores de deficiência e desfavorecidos em geral na comunidade.
É neste enquadramento que o jovem Luís Abrantes desenvolve o seu estágio na reprografia do ISPV desde Março de 2006.
Para o Luís este estágio tem sido muito motivador. Aqui ficam as suas palavras:


Nos meus primeiros dias tive algumas dificuldades no contacto com as pessoas, estava nervoso e não conseguia fazer o trabalho bem feito, não me sentia à vontade quando me mandavam fazer alguma tarefa, principalmente na parte das fotocópias. Todavia não desanimei, procurei sempre tirar as dúvidas com o meu colega.
No princípio comecei a tirar fotocópias, encadernar livros com argolas e a manusear a guilhotina. Passado um mês comecei a ganhar confiança com as pessoas, e também em mim próprio.
Actualmente, sinto-me completamente integrado na Instituição e com os meus colegas de trabalho. Ainda tenho dificuldades em trabalhos mais complexos, mas com dedicação e determinação hei-de conseguir ultrapassar todas as contrariedades.

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 28, 2007

Venha tomar café connosco

O Instituto Superior Politécnico de Viseu inaugura, terça-feira, dia 03 de Abril de 2007 pelas 14 horas, uma exposição de Pintura da autoria de Grácio Freitas: “Texturas e travessuras”. Esta mostra é integrada no ciclo venha tomar café connosco.
O Foyer da Aula Magna do Politécnico abre as portas a todos quantos queiram apreciar a exposição e saborear um café.
O ciclo venha tomar café connosco, tem sempre as inaugurações, às 14h, com oferta da «bica».

Algumas notas sobre o artista Grácio Freitas

Grácio Freitas nasceu em 1956, pintor autodidacta com veia expressionista, tenta aprender e manter-se actualizado com os vários mestres contemporâneos.
Faz parte da Associação Magenta com sede na Figueira da Foz.
Conta no seu currículo com algumas exposições individuais e colectivas das quais se destacam: Hotel Vila Galé - Porto; Galeria 4Montras; Arte Expovis 2005 e 2006; Certro D´Artes de Sernancelhe.
Participações premiadas em alguns concursos de Pintura.

Etiquetas: , ,

terça-feira, março 27, 2007

II Festival de Tunas de Saúde de Viseu

Desafio Yama

quinta-feira, março 22, 2007

3.º Citadão

Tunadão 1998 Tuna do Instituto Superior Politécnico de Viseu

Etiquetas: , , , ,

quarta-feira, março 21, 2007

Excelência na WEB


"Todo o Mundo é um Palco"
Shakespeare




Criado em Setembro de 2000, o Serviço de Internet do Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV) tem como missão a criação, manutenção e divulgação de conteúdos através da Internet. Na realidade, já antes dessa data, mais precisamente em 1998, haviam sido lançadas duas páginas que hoje fazem parte do site do ISPV: a Revista Millenium on-line e o Glossário de Anglicismos. A Revista Millenium on-line foi a primeira, em língua portuguesa, de cariz cultural e científico a aparecer na Internet e é hoje, sem dúvida, um marco de referência neste contexto.


O Glossário de Anglicismos, ao longo dos seus nove anos de existência, recebeu mais de meio milhão de visitas e inúmeras colaborações. De entre estas citamos apenas duas: do jornalista João Carreira Bom, já falecido, na qualidade de responsável pelo site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e do Prof. Dr. Jürgen Schmidt, autor do Dicionário dos Anglicismos e Germanismos.


É a partir do sucesso deste glossário que o Serviço de Internet viria a encetar mais três novos projectos que seriam lançados, consecutivamente, nos anos de 2003, 2004 e 2005. O econoGloss (Glossário de termos técnicos em inglês de economia, finanças e e-commerce), o marketGloss (Glossário de termos de Marketing em inglês) e o artGloss (Glossário de Termos de Arte), respectivamente.
O econoGloss é hoje referenciado por diversas universidades portuguesas e estrangeiras, bem como a utilização dos seus conteúdos foi requerida (inicialmente foi inclusive proposto um pagamento, o que não foi aceite visto a política seguida ser a de fornecer conteúdos grátis) pela Babylon, uma das maiores empresas, a nível mundial, no software de tradução e pela NHN Corporation (também da área das novas tecnologias) que tem sede na Coreia do Sul e filiais no Japão, Estados Unidos e China. Foi ainda considerado
Site do Dia pelo portal SAPO e pelo Jornal Estado de São Paulo, versão digital.


Ainda no ano de criação do Serviço de Internet é lançado o primeiro número da revista Forum Media, na sua versão on-line. Em Janeiro de 2001 o Politécnico de Viseu torna-se na primeira instituição de ensino superior a disponibilizar conteúdos para telemóveis, através da tecnologia WAP. Ainda nesse mesmo ano é lançado o Canal de Notícias, com o objectivo de colmatar uma lacuna na informação e divulgação do ISPV, tendo desde logo tido a aceitação e sucesso que hoje lhe são reconhecidos. Foi também em 2001 que apareceu a Galeria Virtual onde estão representados artistas nacionais e estrangeiros.


No ano seguinte, em 2002, o site do ISPV é considerado o melhor do ensino superior em Portugal, de entre 171 instituições analisadas, resultado de um estudo científico realizado pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa, tendo sido o único a obter a classificação de Muito Bom. Esta distinção, para além da natural satisfação, trouxe uma enorme responsabilidade e, acima de tudo, vontade de fazer mais e melhor. Mais recentemente o Serviço de Internet ficou responsável pela criação e manutenção da página web da Escola Superior Agrária e da ADIV.


Em 2006 o ISPV volta a estar na linha da frente com o lançamento da primeira TV on-line do ensino superior.
É evidente que tudo isto é fruto de todos quantos trabalham nesta Instituição e, sobretudo, da visão estratégica do Presidente do ISPV, que já em 2000 preconizava que a Internet, no Instituto, deveria ter um serviço próprio. O futuro veio dar-lhe razão. Hoje, os especialistas e responsáveis nesta área apontam precisamente nessa direcção. Na edição do passado dia 6 de Setembro de 2006, o Diário de Notícias, na secção Economia, apresentava um artigo intitulado "Quem não está na Internet não existe" onde, a dado passo, se podia ler, citando o Presidente da Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP): "Mas uma das mudanças mais importantes foi a passagem da gestão dos sites dos departamentos de informática para os de marketing e vendas. Antes os sites eram meros projectos tecnológicos. Hoje é a tecnologia que está ao serviço de uma estratégia de marketing e vendas. Isso é positivo."
Neste palco que é a Internet, o ano de 2007 trará, com certeza, grandes novidades para o Politécnico de Viseu.


João Rodrigues – Serviço de Internet
cn@ipv.pt

Etiquetas: ,

politécnico tv - destaques

<> actualidades

:: Alunos da Escola Secundária de Tondela visitaram o Politécnico de Viseu no âmbito da Disciplina Área de Projecto.


Ver Televisão em Viseu em www.ipv.pt/vtv

Etiquetas: , ,

segunda-feira, março 19, 2007

V Semana Cultural da AEESTV

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Viseu (AEESTV), vem por este meio apresentar o programa oficial da V Semana Cultural da AEESTV, a realizar nos próximos dias 19, 20 e 21 de Março.

A quinta edição deste evento pretende reforçar o papel da Associações de Estudantes junto da comunidade académica que representa. A nova filosofia de ensino (Processo de Bolonha) evidencia uma mudança clara nos métodos de ensino e aprendizagem. Esta transformação obriga as associações de estudantes a alterar a sua forma de actuar, ajustando as suas acções á realidade actual do ensino superior em Portugal.

Neste contexto de mudança, a AEESTV na próxima semana vai desenvolver um conjunto de actividades de carácter lúdico, académico e científico ajustando a nova realidade de ensino aos estudantes (alunos/cidadãos.)

Este ano, devido a alteração e indefinição da lei de financiamento do Associativismo, foi preocupação reduzir os custos, aumentando a qualidade da Semana Cultural. Este aparente paradoxo é fruto de um árduo trabalho em termos de parcerias aplicando os conhecimentos e ferramentas de gestão disponíveis ao alcance da direcção, afim de fazer os melhores contractos possíveis. Isto conseguiu-se em varias vertentes, como por exemplo na aquisição da tenda onde se reduziu acima de 2 000 euros.

Apresentação do programa:

Dia 19 de Março (segunda feira)

O início da semana cultural da AEESTV, ficará marcada com a realização de uma acção de sensibilização intitulada "TODOS a RECICLAR". As instituições de ensino, e consequentemente os docentes, funcionários e dirigentes associativos têm um papel acrescido na formação e prevenção. Desta forma a AEESTV colocará um stand junto do refeitório/bar onde será distribuído material didáctico, incentivando à reciclagem e esclarecendo as questões pertinentes. Serão distribuídos brindes ao longo do dia a todos aqueles que manifestarem interesse em (re) apreender a reciclar. È urgente agir, e criar hábitos saudáveis afim de atingir sensibilidade quanto baste nos estudantes que brevemente estão no mercado de trabalho.

Na hora de Almoço serão abertas a várias salas de exposições na Escola. Estarão expostos quadros de dois pintores; um da cidade de Viseu e outro a nível nacional que apresentará 26 Terras de Portugal em quadros. Paralelamente será apresentado vários modelos relacionados com o aeromodelismo e a sala de Exposição de Madeiras poderá ser visitada afim de admirar as obras que ao longo dos anos, os alunos e docentes da ESTV desenvolveram nesta área. A livraria Pretexto também se fará representar com a colocação de uma stand com livros direccionados para a área de contabilidade e administração junto ao departamento de Gestão.

Pelas 14 horas o auditório da ESTV receberá quatro oradores que ao longo da tarde apresentarão as suas comunicações. Inicia-se com o Eng.º Abreu Ferreira da AMB- 3e ( Sociedade Gestora de componentes eléctricos e electrónicos) onde será abordado o trabalho realizado e a importância da gestão/valorização dos resíduos eléctricos e electrónicos. Será direccionada para alunos e docentes a área da Eng.ª do Ambiente, Eng.ª de Informática, Eng.ª. Electrotécnica e Mecânica, essencialmente.

O segundo orador, Eng.º Pedro Lopes, professor investigador na Universidade Nova d Lisboa apresentará a sua experiência na NASA. Esta palestra é direccionada para toda a comunidade académica uma vez que será apresentado na primeira pessoa um projecto pessoal ambicioso de exemplo a seguir para muitos alunos.

Em seguida o auditório receberá a comunicação de dois docentes da ESTV. Pelas 16horas o Eng.º Eduardo Gouveia (ESTV) vai apresentar uma palestra sobre as energias renováveis. È importante qualquer aluno da área da Eng.ª estar atento a estes aspectos. Por fim o Eng. Paulo Moisés (ESTV) vai apresentar uma comunicação sobre "Microgeração" igualmente destinada a todas área das engenharias.

Pelas 19horas inicia-se o torneio de Gestão de Empresas.

A seguir ao jantar, na tenda implementada no parque de estacionamento da ESTV actuará a tuna do Instituto Politécnico de Viseu. Em seguida actuará o Grupo Musical Mega. Um grupo muito querido pelos estudantes desta instituição devido a anteriores actuações e á qualidade, alegria e diversão associada ao mesmo. O final da noite fica a cargo do Dj Martinez.

Dia 20 de Março (terça-feira)

O dia 20 não haverá actividades de interesse durante o dia. À noite pelas 21horas estava previsto a passagem do Filme "Uma Verdade Inconveniente" do Ex- Vice-Presidente dos Estados Unidos e que não passou nos cinemas em Viseu. È um filme /documentário que qualquer pessoa enquanto cidadão e essencialmente como futuros engenheiros e doutores deveriam ver e reflectir. Contudo aguarda-se que a Lusomundo (Lisboa) ceda os direitos assim como o filme. Caso contrario esta actividade será cancelada iniciando se mais cedo o programa predefinido.

Durante a noite, a tenda no estacionamento na ESTV receberá Nuno Nunes e Leonel Nunes. Este último musico já é uma referência nacional na música popular/"pimba". Recentemente encerrou o Carnaval da Mealhada e levou ao rubro milhares de estuantes na Latada de Coimbra com as suas músicas e personalidade. Já mereceu destaque na digníssima revista Visão pela sua crescente popularidade e postura em palco. Gosta de ser conhecido pelo Homem do garrafão, uma vez que se faz acompanhar do mesmo durante a actuação acabando de actuar quando este estiver vazio.

A noite continuará na discoteca NB com actuação do percussionista Alex Magni.


Dia 21 de Março (quarta-feira)

O dia 21 marcará o final desta semana cultural. Na hora de almoço e ao longo da tarde serão exibidos trabalhos realizados pelos alunos do departamento de Informática e Marketing na sala de convívio. Conhecer e dar a conhecer o que de bom se faz por parte dos alunos é algo de grande orgulho para os mesmos.

Pelas 14horas vai realizar-se o primeiro Karting rapid AEESTV no parque de estacionamento. As inscrições estão abertas e os mais rápidos a efectuar duas voltas á pista serão premiados. Paralelamente realizar-se-á uma demonstração de aeromodelismo. O céu da ESTV é o limite desta actividade.

Pelas 16 horas o auditório receberá a apresentação do software Auto Desk - Revit. Apresentado pelo arquitecto Carlos Vieira. Em seguida o auditório acolherá o Técnico dos recursos humanos da MOTAGIL, Dr. Carla Pacheco e o Jovem Eng.º António Meireles da mesma empresa. Esta palestra tende a demonstrar quais as dificuldades a ingressar numa empresa assim como o caminho escolar a seguir. Será direccionada para todos os alunos da ESTV.

A noite o teatro Trigo Limpo apresentará a peça "Cantos da Língua". Um grupo profissional com grande projecção a nível nacional e internacional. "Cantos da Língua" está em digressão por várias salas do Pais, após o êxito alcançado com o lançamento do seu trabalho discográfico e com as apresentações ao vivo na RDP, na Galiza e em várias cidades do País.

Apesar do falecimento de um membro da direcção, a actriz e ensaiadora, Carla Torres, o grupo vai actuar no dia que regressam de Madrid.

A noite prossegue com actuação do Grupo Republica, grupo este do distrito de Viseu, de estimado valor em termos artísticos e musicais. O encerramento da V semana Cultural será na discoteca Hangar com a actuação do Dj Fernando Alvim. Conhecido como o Grande Capital Alvim, apresenta Curto Circuito e é locutor da antena 3.

Esta semana cultural conta com o apoio da Escola Superior de Tecnologia de Viseu e pela maioria dos docentes da mesma que dispensarão os alunos para se envolverem activamente nas actividades de interesse para o engrandecimento cultural e cientifico dos alunos desta instituição.

Para saber mais informações:
1) Para informações mais detalhadas sobre as actividades apresentadas, contacte:
969186692
(Ricardo Santos - Coordenador de Comunicação e Imagem da AEESTV)
2) Para declarações e aspectos gerais da semana cultural contacte:
917583072
(Paulo Sousa - Presidente da AEESTV)
Consulte o programa detalhado em www.aeestv.com

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 15, 2007

Futebol Universitário

Realiza-se hoje e amnahã o Torneio de apuramento para o Campeonato Nacional de Futebol Universitário.
Os jogos decorrem da parte da manhã e de tarde, distribuindo-se pelo Campo de Futebol do Politécnico de Viseu e Campo 1.º de Maio no Fontelo, com a seguinte calendarização:
Quinta Feira, 15 de Março
Campo ISPV
10h30m: IPL - AEESTV
14h15m: IPCA -AAUAv
16h30m: AAUM - AAUAv
Campo 1.º de Maio
10h30m: IPCA - AAUAv
14h15m: ASSSTV - IPCA
16h30m: IPL - IPCA
Sexta feira, 16 de Março
Campo ISPV
10h30m: AEESTV - AAUAv
14h30m: AAUM - AEESTV
Campo 1.º de Maio
10h30m: IPCA - AAUM
14h30m: AAUAv - IPL

Etiquetas: , , ,

Taça Coca-Cola 2007

Sábado, dia 17 de Março, das 10:00 às 14:00 no Campo de futebol de 11 do Politécnico de Viseu:
- eliminatória distrital


O lema da edição 2007 da Taça Coca-Cola ‘Vive o teu sonho’ pretende oferecer a todos os jovens a oportunidade de jogar nos melhores palcos do futebol nacional, este ano com a aliciante de a final se jogar no relvado principal do Estádio da Luz, onde muitos jovens sonham jogar e erguer o ambicionado troféu.
A Taça Coca-Cola dirige-se a todos os rapazes e raparigas entre os 13 e 15 anos. Constitui hoje o maior torneio de futebol juvenil realizado em Portugal.
Mais que participar num torneio, a cada jogador é dada a oportunidade de viver, na prática, sentimentos tão inesquecíveis como:
o espírito de equipa, num ambiente de companheirismo, amizade e convivência, já comprovado nas quatro edições anteriores;
partilha de valores desportivos e lúdicos.
Identificando-se com os propósitos da iniciativa, Luís Figo dá a cara pela Taça Coca-Cola, aliando-se aos objectivos do torneio.
O reconhecido futebolista português constitui um ídolo para os mais novos e um exemplo a seguir dentro e fora do campo, incutindo coragem nos mais jovens para nunca desistirem de ver os seus sonhos tornados realidade.

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, março 14, 2007

Universidade Pública em Viseu passa por evolução do Politécnico

"Qualquer solução para a criação de uma Universidade Pública passa pela evolução do Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV), afirmou ontem João Pedro de Barros, presidente do ISPV, na sessão de abertura do 'Dia da Academia'.Virando-se para os alunos presentes na Aula Magna do ISPV, João Pedro de Barros avançou: "Podem ter a certeza de que não abdicaremos de fazer crescer a qualidade e a capacidade institucional do Instituto, através da produção de capital humano altamente qualificado; da produção de conhecimento; e da prestação de serviços diferenciados à comunidade.
O presidente do ISPV foi mais longe na sua análise, apontando que em 20 anos de existência do Instituto a região deu um "salto qualitativo muito grande". Os viseenses deixaram de ser obrigados a estudar no Porto, Coimbra, Aveiro ou Lisboa. "Nós impedimos que a desertificação para o Litoral fosse maior", acentuou.
Maior sigilo
Perante o quadro traçado, João Pedro de Barros sublinhou estar a instituição preparada ser Universidade, embora tenha mostrado a convicção de que o ensino politécnico "é o futuro". Em seu entender, o número de alunos cresceria exponencialmente se o ISPV passasse a ser designado por Universidade Politécnica de Viseu, tendo em conta que é o "único estabelecimento de Ensino Superior público" na cidade. Razão igualmente referida por João Pedro de Barros tem a ver com o facto de "não ser admissível" que um aluno formado no IPV "seja obrigado a ir para Lisboa, Porto ou Coimbra para fazer um mestrado ou um doutoramento" só porque o ISPV não tem a designação de universidade.
Disse ainda que estão em curso diligências para que esta alteração aconteça e admitiu a possibilidade de haver "novidades para breve" sobre o assunto. Mas pede "mais sigilo e menos fogo de artifício" às pessoas envolvidas no processo, pois já muitos projectos foram ter a outras paragens, ficando a região apenas com as "canas". E isso, porque, conforme recordou, Viseu sonha há 34 anos com uma universidade, que já lhe fugiu por seis vezes.

artigo de Seia de Matos no Diário Regional de Viseu (14-03-2007)

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, março 08, 2007

Dia Internacional da MULHER


Etiquetas:

segunda-feira, março 05, 2007

politécnico tv - destaques

> actualidade <

:: Os alunos da Escola Alves Martins foram convidados para uma festa especial: havia música, alguma animação e, sobretudo, muita sopa!

:: No Centro de Animação e Formação em Artes Cénicas do ISPV ultimam-se os trabalhos de montagem dos equipamentos de som e iluminação.

Ver Televisão em Viseu em www.ipv.pt/vtv

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, março 02, 2007

Futsal: Equipa ISPV 2006-2007




Etiquetas:

quinta-feira, março 01, 2007

Formação b-on 2007 no Politécnico de Viseu

Decorrerá nos dias 12 e 13 de Março o 2.º Programa Nacional de Formação que procurará chegar a todos quantos tiverem interesse em conhecer melhor não só a b-on, mas também os vários recursos por ela disponibilizados.

A formação é dirigida a todos os técnicos BAD (superiores e profissionais), todavia na tarde do segundo dia a formação será aberta a toda a comunidade: professores, alunos, investigadores, pesquisadores e todos os que utilizem esta ferramenta.

A formação será realizada no Auditório da Escola Superior de Educação de Viseu, se tiver interesse na mesma queira, por favor, contactar a Coordenadora do Centro de Documentação desta Unidade Orgânica do Politécnico de Viseu.
A b-on reúne algumas das principais editoras de revistas científicas e titulares de bases de dados internacionais, disponibilizando à comunidade científica nacional um vasto conjunto de artigos online, em texto integral, nas diversas áreas do conhecimento.

Esta iniciativa visa não só estimular as condições de acesso ao conhecimento, mas também estimular e incrementar a produção científica nacional, permitindo o acesso à informação de todas as áreas temáticas por parte dos utilizadores
Para mais informações contactar:
Ascensão Abrantes
Coordenadora do CEDOC
Escola Superior de Educação de Viseu / ISPV
Rua Maximiano de Aragão
3504-501 Viseu
Telef. 232 419 031
Fax: 232 419 034
e-mail:
mabrantes@esev.ipv.pt

www.b-on.pt www.ipv.pt

Etiquetas: , ,

Futebol

Decorrem no Campo de Futebol do Campus Politécnico as sessões práticas do 12.º Curso de Treinadores de Futebol 11 da Associação de Futebol de Viseu, nível I e UEFA BASIC nível II.
Estas sessões estão marcadas para os dias 10 e 17 de Março, entre as 9h30m e 16h.

Etiquetas: , ,

Site Meter